*Por Isabela Iori
Apesar da crise econômica brasileira, muitas empresas encontraram a oportunidade para expandir os negócios. A Inmetrics é uma das organizações que, observando o cenário atual, aumentou o crescimento econômico investindo no exterior.
O CEO Global da Inmetrics, Pablo Cavalcanti, comentou as estratégias responsáveis por manter a empresa competitiva no mercado. “Algumas ações foram eficazes para vencer a crise. Entre elas, a maior proximidade com os clientes para entender suas necessidades específicas, a contratação e o treinamento especializado de profissionais, o aumento da eficiência nas entregas dos serviços e a criação de novas ofertas”.
As porcentagens de crescimento alavancaram os negócios da companhia, especializada em estratégia, otimização e qualidade de TI. O CEO conta que, em toda a América Latina, o progresso foi de 40%, alcançando R$110 milhões. “No Chile, a Inmetrics teve um crescimento expressivo no ano passado. Registramos 73% de crescimento.Passamos a estudar e analisar detalhadamente outros mercados na América Latina e América do Norte”.
Um dos fatores responsáveis por esse avanço são os serviços oferecidos pela organização que auxiliam na redução de custos. “Oferecemos soluções de eficiência, otimização e melhoria de processos que são justamente os serviços que as empresas mais estão buscando nesse cenário de crise econômica do Brasil”, acrescenta.
Atualmente, a Inmetrics possui escritório em Santiago e abriu operações em Bogotá. Segundo o executivo, uma equipe estará presente no Vale do Silício, em junho, para amadurecer projetos futuros e validar aqueles que já estão em andamento. No Brasil, a empresa está presente em São Paulo e Rio de Janeiro. “São mais de 100 clientes em diversos segmentos como bancos, construção, meios de pagamento, telecomunicação, seguradoras, aviação, varejo, indústria e energia”.
A companhia apresenta planos de expandir ainda mais a sua atuação, tanto no mercado brasileiro, quanto no exterior. “A estimativa é que o valor de mercado da Inmetrics chegue a US$ 1 bilhões em 5 anos através do crescimento do seu negócio atual e a introdução de novos modelos inovadores de negócio no seu portfólio. Uma destas iniciativas é a atuação na criação de soluções para produtos e serviços conectados com uma poderosa plataforma de IoT. Essa iniciativa é chamada Konker”.
Cavalcanti conta que a intenção é ofertar novos modelos de negócios para o mundo inteiro. “O maior investimento da empresa é nas soluções de automação das atividades dos clientes, automação dos processos de teste e operações de TI (devops)”, finaliza.