Os rumos da TI no Brasil estão no Ciab FEBRABAN

O IDC atesta que o setor financeiro é o que mais investe em tecnologia no País. É responsável, anualmente, por 18% de todas as compras de TI, ou seja, mais do que a administração pública direta, que responde por apenas 10%. Esse total significa três vezes mais que os outros setores da economia. 

[private] Esses dados são um excelente indicativo da importância do Ciab Febraban, o maior evento de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras da América Latina. Os temas debatidos no evento mostram as tendências reais de investimento e aplicação de Tecnologia da Informação. Para além da digitalização e gerenciamento de documentação (dos quais tão bem trata esta revista), os temas do Ciab são eloquentes e falam por si.

A começar pelo tema central do congresso, “A geração Y, um novo banco para o novo consumidor”. Os jovens da geração Y já são maioria (ou boa parte) tanto em termos de quantidade de pessoas que trabalham em bancos quanto no grupo específico das que trabalham em tecnologia.

Uma pesquisa da Febraban (inserida no seu Programa Febraban para a Valorização da Diversidade) mostra que 48,4% de todos os bancários do País têm até 34 anos de idade. Estão, portanto, bem próximos do comportamento, preferências e hábitos esperados da geração Y. Outra interessante pesquisa, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), regional de Minas Gerais, prova que a geração Y já é maioria em TI também. “Mais de 63% dos profissionais estão concentrados na faixa etária dos 21 aos 29 anos de idade, sendo uma tendência a permanência de atuação nesta faixa dentro das seis áreas abordadas pela pesquisa (Administração de Redes, Administração de Banco de Dados, Análise de Sistemas, Desenvolvimento, Gerência de Projetos e Web Design). Mais de 75% desses profissionais são solteiros e 79% não possuem filhos”, diz a pesquisa.

Para tratar da ascensão dessa geração, que tem entre suas principais características as redes sociais da internet, teremos a presença de Don Tappscot autor e pesquisador internacional que dirige uma pesquisa global com mais de 11 mil jovens. A palestra da Forrester (sob a responsabilidade da pesquisadora Roxana Strohenger) também vai nos dizer o que essa geração espera do atendimento das empresas. O tema segue debatido com representantes do Grupo Foco (Eline Kullock), dos bancos, da Microsoft e do Gartner, entre outros.

Correlato à emergência das redes sociais e da internet interativa o Ciab vai pôr à prova a capacidade do Cloud Computing e do SaaS de auxiliarem as grandes corporações a aumentar seu poder de processamento com baixas taxas de investimento. Para isso, Nicholas Carr (autor do famoso artigo “IT doesn’t matter”) vai trazer exemplo de corporações que já usam a computação em nuvens para setores estratégicos. Esses temas continuam com as palestras de Dejan Milojicic, diretor do laboratório internacional da HP e de Robert Ilse da Deloitte.

Os bancos seguem a programação de discussão de tendências com áreas não menos importantes como Mobilidade, Virtualização e Otimização de Infraestruturas, Governança de TI, Meios de Pagamento, Prevenção a Fraudes e Segurança.

Com todas essas atrações, o Ciab terá, mesmo, sua maior edição na história. Já estão asseguradas 134 empresas expositoras (30% de aumento em relação ao recorde anterior), 16 mil visitantes e 1,6 mil congressistas de instituições financeiras do País e exterior. Os temas estão definidos, os palestrantes, agendados e os expositores já asseguraram seu espaço. Agora, é começar os debates. O Ciab Febraban agradece à Document Management por mais um ano de parceria.

O Ciab como um dos maiores eventos

Na exposição as principais empresas fornecedoras do setor estarão trazendo novidades e mostrando todas as possibilidades de seu portfólio de produtos. A ATP, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções para bancarização, apresentará a SIM! - sua rede de multisserviços com canais compartilháveis para a oferta de transações a baixo custo, mesmo em locais remotos. A Sim! pode operar através de ATM, correspondente bancário, microagência, caixa do varejo, entre outros canais, com múltiplos meios de pagamento. A empresa também apresentará ATMs com conceito ecologicamente responsável e depósito sem envelope, sua solução para correspondente não bancário, e o Imagon Verify – voltado para processamento de cheques por imagem.

Em parceria com a SAP, a Logica irá participar apresentando duas soluções para o mercado financeiro: Logica Banking e Central IFRS uma solução baseada no ERP SAP, que apresenta como principais benefícios garantia de entrega da solução no tempo requerido pelas normas do Banco Central; racionalização dos custos de desenvolvimento, manutenção e operação de sistemas; garantia de implantação de eventuais recursos técnicos adicionais na instituição financeira; disponibilização do ERP SAP para back-office; e garantia de manutenção técnica e legal da solução.

Cinco dos maiores bancos por patrimônio e cinco das maiores seguradoras do País são clientes da CPM Braxis. A expertise no setor financeiro da maior parte dos 5,5 mil profissionais garante avançados serviços de crédito – em especial imobiliário –, meios de pagamento, desenvolvimento de sistemas, projetos de BI/EPM, BPM e ERP, sustentação do ambiente de aplicações, service desk, serviços de campo, monitoramento, manutenção de redes e projetos de data center.

Já a Fujitsu apresentará novidades em suas linhas de servidores, software, serviços, scanners e soluções financeiras. Entre os destaques está o lançamento para o mercado brasileiro da recicladora de nota modelo G611, que tem a capacidade de processar até 16 mil cédulas novas, dependendo do modelo, e do scanner FI-6800. Além disso, a Fujitsu demonstrará o novo modelo de servidor x86 de missão crítica, o PRIMEQUEST 1800E, equipado com os sistemas operacionais Red Hat Enterprise Linux® e Microsoft® Windows Server® e processador Intel.

Também estarão expostos os scanners ScanSnap S1300 e fi-6130, os servidores PRIMERGY BX900 e ETERNUS DX8000 e, por meio de um terminal de auto-atendimento do Banco Bradesco, o PalmSecure™, dispositivo da Fujitsu para autenticação biométrica pelas veias da palma da mão. A empresa ainda mostrará soluções de BPM, serviços de infraestrutura e os novos conceitos e frameworks de Modernização de Legado com alta produtividade, melhoria da qualidade de manutenção e desenvolvimento de aplicativos.

A Perto apresenta soluções tecnológicas utilizadas por instituições financeiras e redes de varejo do Brasil e do mundo, além de novas tendências no mercado. Entre os destaques, novidades em ATMs, soluções de imagem, POS, PertoWeb multifuncional e projetos pioneiros que reforçam a preocupação da Perto em proporcionar eficiência operacional.

Nesta edição a Acesso Digital marca presença apresentando a solução de digitalização de documentos, denominada Safe-Doc.  Para o segmento financeiro, a ferramenta é direcionada a grandes bancos, financeiras, administradoras de cartão de crédito e redes varejistas. A solução agiliza a concessão de crédito ao consumidor, facilita solicitações cartões private label e ainda é adequado para combater fraudes. Neste mercado, a empresa já atende clientes como Bradesco, Cetelem, Omni Financeira, redes como a Tent Beach, Quero-Quero e Paquetá.

A Kodak está lançando os novos scanners da série i4000 para revolucionar o mercado digitalização de documentos. Os novos equipamentos oferecem alta produtividade e baixo custo, alimentador automático para 500 folhas e botões para atalho de tarefas (smart touch). Os scanners tem tecnologia CCD, ótima resolução óptica de 600 dpi e software de captura Kodak Desktop com conexão USB 2.0 , além de tecnologia Perfect Page com recurso de remoção de riscos e possibilita a conexão das mesas digitalizadoras A3 e A4 (opcional).

A Certisign apresenta conceito de “Paperless Company”  com soluções para o mercado corporativo, com foco em inovação e desmaterialização de processos. O Paperless Toolkit é uma solução que facilita o gerenciamento de processos de ponta a ponta com segurança da certificação digital, desde sua concepção até o arquivamento. O VIP (Verisign identity Protection)  é destinado aos Serviços de Proteção de Identidade (VIP) e ajudam os clientes a fazerem login em suas contas de forma segura para utilizarem serviços on-line e o VIP Fraud Detection Service avalia e analisa milhares de transações em segundos. O monitoramento em tempo real e a detecção pró-ativa de fraudes projetadas para impedir transferências suspeitas antes que o dinheiro deixe a conta dos clientes.  Já  o EV SSL aumenta a confiabilidade dos sites facilitando a identificação para os usuários finais.

A ACI Worldwide fornecedora de softwares e soluções  mostrará seu portfólio de produtos que abrangem o processamento de pagamento, serviços bancários online, prevenção e detecção da fraude e serviços de back-office, proporcionando agilidade, confiabilidade, gerenciamento e escalabilidade para clientes ao redor do mundo. Destacando-se a solução de captura, gerenciamento e gestão de cartões e estabelecimentos, que permite a administração de cartões de crédito e engloba o emissor, o adquirente e interchange. [/private]

Share This Post

Post Comment