Pelo quarto ano consecutivo a IBM foi classificada pela IDC como líder mundial no mercado de software de social business. Segundo o último estudo publicado pela consultoria (IDC Worldwide Semiannual Software Tracker, 2H 2012), o mercado mundial de plataformas sociais para empresas alcançou U$1 bilhão em 2012, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2011*.
Social business torna-se cada vez mais um diferencial competitivo de negócios ao fornecer informações detalhadas sobre padrões de comportamentos e preferências dos consumidores. À medida que esta demanda cresce, as organizações buscam introduzir recursos de mídias sociais em todas as suas principais áreas, desde marketing e inovação de pesquisas até vendas e recursos humanos. O que muitas organizações não dispõem é da capacidade de capturar e compartilhar os insights exclusivos de cada público (seja funcionários, parceiros ou clientes) e utilizá-los para ajudar a agregar valor real aos negócios.
"Hoje em dia as empresas atuam na era social, onde a inovação, a velocidade e as experiências do cliente são fatores essenciais para o sucesso. A plataforma de social business da IBM está acelerando esta transformação e ajudando a mudar a maneira como os líderes atuam”, afirma Sidney Sossai, gerente de soluções de colaboração da IBM Brasil.
Segundo o Global CEO Study 2012, pesquisa realizada pela IBM com mais de 1700 diretores executivos, cerca de 57% deles identificaram o social business como prioridade máxima em seus negócios e mais de 73% já estão realizando investimentos significativos para obter dados estratégicos a partir das informações disponíveis nas redes sociais.
“O investimento de US$ 1 bilhão para a aquisição da Kenexa em 2012 reforçou a estratégia de análise de informações da IBM, que visa levar dados e conhecimentos relevantes para as mãos dos líderes de negócios, incluindo profissionais de Recursos Humanos, vendas, marketing e desenvolvimento de produtos”, finaliza Sossai. Para estes profissionais, em especial os que lidam diretamente com clientes, torna-se um diferencial competitivo disponibilizar aos consumidores ofertas de acordo com os seus padrões de compras e preferências.
A plataforma de colaboração social IBM Connections permite construir comunidades sociais internas e externas para melhorar a fidelização de clientes e os resultados de negócios. O IBM Connections está disponível tanto em versão Cloud (IBM SmartCloud for Social Business) como internamente no cliente (on premise).
* Fonte: Software Tracker semestral mundial da IDC - 2º semestre de 2012
O potencial de negócios do Social Business
A indústria de tecnologia social valia US$ 600 milhões em 2010 e deverá chegar aos US$ 6,4 bilhões até 2016. Até 2014, cerca de quatro em cada cinco empresas planejam investir em tecnologia de social business para fomentar a colaboração interna e aprimorar as ferramentas de comunicação com clientes, conforme dados estatísticos da IDC.