Através da sua filial italiana, o Grupo GFT, provedor de serviços e soluções de TI para o setor financeiro, assinou um acordo de compra para a aquisição de 80% da Sempla Srl, consultoria de TI com sede na Itália. Os 20% restantes serão executadas através da diretoria da Sempla e a GFT poderá comprá-los após um período de cinco anos. A compra será paga com fundos líquidos. Ambas as partes concordaram em não divulgar o valor da transação.
Especializada em fornecer soluções de TI para bancos privados e de varejo, a Sempla é uma das principais consultorias de TI na Itália. Sua oferta inclui serviços de TI, soluções de negócios, bem como marketing e design digitais. Com 460 funcionários em dez escritórios na Itália, a empresa alcançou um faturamento de mais de 44 milhões de euros em 2012, dos quais 70% são clientes do setor financeiro. No ano fiscal 2012, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) ascendeu a 6,17 milhões de euros, com lucro antes de impostos (EBT) de 4,08 milhões de euros.
De acordo com o CEO da GFT, Ulrich Dietz, o portfólio de soluções da Sempla se encaixa perfeitamente com a área GFT Solutions. "Vemos muitas oportunidades de negócios. Juntos, vamos reforçar nosso posicionamento global como fornecedor de serviços de TI para o segmento financeiro", explica Dietz.
A aquisição irá beneficiar ambos os lados. Enquanto a GFT pode contribuir com sua presença e atuação internacional, a Sempla tem experiência no setor bancário de varejo e gestão de crédito e riscos. Esta expertise oferece oportunidades de crescimento para a GFT, tanto para novos clientes, quanto para os já existentes.
Para Dietz, a ampliação da atuação da GFT no mercado italiano irá dar um novo impulso aos negócios. "A Itália é um dos países mais potentes a nível econômico no mundo. Somar cerca de 500 funcionários na Itália, que é o quarto maior mercado de TI na Europa, é um marco muito importante para nós. A Sempla é perfeita para o nosso negócio", explica Dietz.
Com esta aquisição, a GFT espera acrescentar cerca de 23 milhões de euros para a receita e 3,5 milhões de EBITDA no segundo semestre de 2013. Como resultado, a receita esperada do Grupo GFT para 2013 deverá ascender a cerca de 260 milhões de euros. A aquisição também amplia a força de trabalho do Grupo para cerca de 2 mil pessoas. "A compra da Sempla reforça o desenvolvimento do nosso negócio e representa um marco importante na estratégia de crescimento como um Grupo", comenta Dietz.
Para Marco Santos, country managing director da GFT Brasil, a aquisição da Sempla é uma excelente notícia já que reforça o posicionamento da companhia no setor bancário e de seguros. “A compra da Sempla nos dá acesso à especialização nas áreas de crédito, risco e basiléia, além de criar sinergias com nossos centros de desenvolvimento no Brasil”, finaliza Santos.