Jundiaí/SP receberá o terceiro data center da Ascenty

A Ascenty Data Centers começa a construir, neste mês de junho, mais um centro de dados no país. Será o terceiro data center da empresa, que vem crescendo em ritmo acelerado: o primeiro, em Campinas, foi inaugurado em outubro do ano passado e já passou por uma ampliação; o segundo, em Hortolândia, teve sua construção iniciada em abril e deve entrar em operação no final do ano.

Também localizado no interior paulista, o terceiro data center da Ascenty ocupará uma área total de 11 mil metros quadrados no Multivias Polo Industrial e Logístico, em Jundiaí, a 67 quilômetros da capital. “O investimento será de R$ 140 milhões e a inauguração está programada para o primeiro trimestre de 2014”, revela Chris Torto, CEO da Ascenty. “O prédio terá 7 mil metros quadrados de área e espaço para abrigar 1.200 racks de equipamentos”, acrescenta.

Assim como os outros data centers da Ascenty, a nova unidade está sendo projetada de acordo com as melhores práticas do mercado em termos de confiabilidade, eficiência energética e sustentabilidade. “O projeto segue as recomendações internacionais do Uptime Institute para a Certificação Tier III, já conquistada pelo nosso data center de Campinas”, afirma Felipe Caballero, diretor de Infraestrutura de Data Center da Ascenty.

Segundo ele, a unidade de Jundiaí terá alta densidade de energia e o que há de mais moderno em termos de infraestrutura, equipamentos e processos operacionais. “Vamos construir uma subestação de energia que dará ao data center uma disponibilidade de 25 MVA de potência, com densidade de 10 KW por rack”, afirma. Já o ambiente de TI contará com um sistema de distribuição elétrica redundante em todos os seus componentes, racks de servidores e elementos de rede - incluindo os condicionadores de ar de precisão.

Um dos destaques será o sistema no-break, que deverá assegurar alta disponibilidade e a segurança da operação. “Um moderno e eficiente sistema de UPS rotativas vai garantir energia ininterrupta no caso de falha no fornecimento por parte da concessionária de energia elétrica”, diz Caballero. “E, o que é mais importante, esse sistema dispensa o uso de baterias de chumbo-ácido, que são um dos principais poluidores do meio ambiente em todo o mundo”, acrescenta.

O sistema de refrigeração contará com chillers água-ar de alta capacidade e eficiência, oferecendo uma disponibilidade de 4.500 toneladas de refrigeração (TR) de água gelada.

O novo data center de Jundiaí oferecerá as três modalidades de serviços prestados pela Ascenty aos seus clientes: cloud computing, colocation e hosting gerenciado. “A demanda do mercado por esses serviços vem aumentando significativamente no país e estamos preparando nossa infraestrutura com o objetivo de atendê-la”, afirma Chris Torto.

Share This Post

Post Comment