Inteligência Artificial da Fujitsu ajuda a resolver problemas de segurança em cidades

O Fujitsu Laboratories, centro de pesquisa subsidiário da Fujitsu, e a Universidade de Eletro-Comunicações (UEC), no Japão, infraestrutura-robustaanunciam o desenvolvimento de um algoritmo de alta velocidade para auxiliar no monitoramento de segurança urbana. A novidade usa a teoria matemática dos jogos como uma tecnologia de inteligência artificial para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento de segurança para uma cidade. A expectativa é que o o algoritmo trabalhe na resolução de problemas relacionados à malha viária de toda uma região, como identificar os melhores pontos de acessos para interceptar fugas de criminosos, por exemplo.

A formulação de planos de segurança – principalmente em locais com grande circulação de pessoas – tem historicamente se baseado na experiência e intuição de especialistas, o que atualmente não é mais o suficiente devido à evolução das ameaças. Assim, o uso de Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais eficiente na formulação dessas estratégias. Exemplo disso é o emprego de tecnologia baseada na teoria dos jogos – que descreve matematicamente as possíveis defesas e ataques – que começa a ser utilizada como ferramenta para ajudar os especialistas a optarem pelas melhores alternativas. Ainda assim, existem alguns obstáculos na aplicação prática em problemas de segurança nas grandes cidades por conta do volume de processamento que aumenta exponencialmente dado à dimensão da malha viária.

Para prover uma alternativa eficiente e que viabilize a aplicação da teoria dos jogos em situações reais, o Fujitsu Laboratories e a Universidade de Eletro-Comunicações desenvolveram um algoritmo que resolve rapidamente o problema de segurança da malha viária de grandes cidades. Comparada à tecnologia anterior, se torna possível encontrar o plano ideal de segurança para uma cidade até vinte vezes mais rápido, em média, para uma área de 200 cruzamentos. Já para 200 mil cruzamentos, comparação que leva em consideração os 23 bairros de Tóquio e onde a formulação de um plano de segurança levaria vários dias, a tecnologia permitiu a geração de um planejamento em cinco minutos, além de suporte interativo.

O Fujitsu Laboratories pretende comercializar a tecnologia como parte da inteligência artificial da Fujitsu Limited  durante o ano fiscal 2017. Já a Universidade de Eletro-Comunicações planeja prosseguir com a expansão da tecnologia além da malha viária de uma metrópole.

Share This Post

Post Comment