Itaú BBA adota desktop virtual para potencializar crescimento

A necessidade em evoluir a tecnologia de grande número de desktops instalados, além da tendência irreversível da mobilidade, levou a equipe de suporte de TI do banco Itaú BBA a escolher o ambiente Virtual Desktop Infrastructure (VDI). Foi uma decisão pioneira, já que o projeto começou a ser executado em 2007, contemplando somente os funcionários de TI. Hoje, o banco conta com 4.877 desktops virtualizados para atender a usuários de todos os departamentos.

O sucesso da implantação e a grande redução de todos os custos envolvidos com suporte, atualização de hardware e software, backup e consumo de energia levou a equipe de TI a virtualizar seus datacenters três anos mais tarde, em 2010. A soluções escolhidas pela equipe de TI foram VMware vSphere e VMware vCenter Server Heartbeat. Atualmente, 80% do ambiente de TI do Itaú BBA é virtual.

O Itaú BBA é o banco de Atacado, Investimentos e Tesouraria Institucional do grupo Itaú Unibanco, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Atende de forma customizada investidores institucionais e empresas com faturamento anual acima de R$ 150 milhões. Seu portfólio conta com investimentos em ativos, assessorias em fusões e aquisições, oferta de ações, securitização, derivativos, operações estruturadas, cash management, financiamentos e garantias e outros.

A equipe de TI do Itaú BBA precisava atualizar o parque instalado de desktops, principalmente pela sua limitação tecnológica perante novas aplicações e também pela característica de mobilidade no dia a dia dos usuários. Os desktops em arquitetura PC Farm não atendiam mais as necessidades da instituição e alguns deles ficavam ociosos boa parte do período. Além dessas demandas, era necessário diminuir custos por posição de trabalho devido à administração de ambientes, backup, consumo de energia, espaço físico ocupado, dissipação térmica, espaço em disco de armazenamento (storage) e limitação da distância entre o servidor hospedado no datacenter e os terminais C-Station que operavam como estações de trabalho.

“Em 2007, virtualizar desktops era um conceito pouco difundido e nossa equipe tomou uma iniciativa ousada ao escolher a solução VMware vSphere para solucionar suas demandas”, afirma Hugo Saadi, Gerente de Infraestrutura do Itaú BBA.

Os primeiros benefícios que começaram a ser percebidos pela equipe de TI do banco foram redução do custo de cada posição de trabalho, redução do consumo de energia das estações, redução da dissipação térmica, redução do custo de backup de estações e redução do custo de administração do ambiente.

Antes da virtualização, até 2007, o ambiente era formado por desktops em formato de PC Farm Itautec com C-Station. Ao escolher VMware vSphere, o Itaú BBA chegou hoje a 4.877 desktops virtuais e percebeu a facilidade na sua replicação para o site de contingência.

O projeto foi tão satisfatório que, em 2010, a área de TI do banco decidiu virtualizar os servidores da rede. Na ocasião a infraestrutura precisava crescer, porém não havia tempo suficiente para expandir a capacidade física e elétrica dos datacenters. A necessidade de expansão de toda a estrutura se deu não somente ao crescimento de usuários do próprio Itaú BBA mas também à fusão do Banco Itaú com o Unibanco, o que resultou em uma das maiores instituições financeiras da América Latina.

A decisão, então, foi adotar o VMware vSphere, que fez evoluir a capacidade de processamento e a memória dos servidores aos níveis necessários. Imediatamente foi percebida a economia de energia elétrica, entre outros benefícios.

Além da redução do espaço físico ocupado pelos servidores, a rapidez no provisionamento de novos serviços, a alta disponibilidade, proteção e facilidade de manutenção foram as vantagens apontadas pela equipe de TI. “Fizemos um caminho inverso na virtualização. A nossa satisfação com o projeto dos desktops nos levou a ampliar a plataforma de servidores com a solução VMware”, explica Hugo Saadi, Gerente de Infraestrutura do Itaú BBA.

O primeiro impacto percebido foi a grande economia em espaço físico e energia elétrica, o que beneficiou o fluxo de informações na instituição e, consequentemente, gerou agilidade e mobilidade nos negócios. A economia em manutenção de servidores e desktops, que se tornavam obsoletos rapidamente, também gerou benefícios diretos ao trabalho.

Tanto o desktop quanto o datacenter virtual se tornaram uma realidade no dia a dia do Itaú BBA. O crescimento do ambiente é planejado hoje contando com essa tecnologia e já está prevista a implantação do VMware View e VMware vShield, associados a outras soluções de parceiros VMware, que devem contribuir para expansão.

A virtualização de aplicativos deverá proporcionar flexibilidade na entrega e redução custos administrativos. Além disso, o uso do VCOPS vai propocionar visão aprofundada de possíveis gargalos e melhorias.

Como a virtualização proporciona alta disponibilidade, novos serviços e evolução do ambiente serão concluídos com mais facilidade daqui para frente. Com a construção de cloud computing privada, o Itaú BBA estará alinhado com as tecnologias mais avançadas.

Share This Post

Post Comment