Pesquisa revela que arquitetura de rede Wi-Fi sem controladora proporciona economia

A Aerohive Networks, empresaredes de soluções de rede Wi-Fi móvel sem controladora e com gerenciamento na nuvem para o mercado corporativo, acaba de anunciar que a pesquisa realizada pela empresa de consultoria global independente, Enterprise Strategy Group (ESG), revelou que quando comparado com arquiteturas sem fio legadas, as soluções Wi-Fi sem controladoras apresentam vantagens econômicas significativas. Para empresas amplamente distribuídas, a Aerohive é capaz de disponibilizar uma solução capaz de entregar um benefício financeiro em três anos de mais de cinco milhões de dólares, graças a sua tecnologia sem controladora. Proporcionando asim uma significativa redução de custos e vantagens operacionais, tais como eficiência simplificada e produtividade, tanto para os administradores de TI quanto para os usuários.

Novos Fatos

  •           Como os dispositivos móveis tornaram-se cada vez mais fundamentais para os processos de negócios e para a produtividade das empresas, ampliar a rede local sem fio tornou-se uma prioridade de investimento. Em uma pesquisa com os tomadores de decisão de tecnologia de rede, o estudo da ESG revelou que a expansão do ambiente LAN sem fio está entre as cinco áreas mais citadas onde as organizações estarão fazendo investimentos significativos ao longo dos próximos 12 meses.
  •           O status quo das soluções de rede sem fio tem envolvido, até agora, a implantação de pontos de acesso sem fio (APs) que estão conectados e gerenciados por uma controladora centralizada. Recentemente, o ESG realizou uma pesquisa para ajudar as organizações a determinar o custo e os benefícios da implantação de soluções sem controladoras, em comparação com as arquiteturas com controladoras centralizadas legados. O relatório do ESG descobriu que, com inteligência distribuída e gestão baseada em nuvem, soluções sem controladoras como as da Aerohive reduzem drasticamente o custo total de propriedade (TCO) e aumentam os benefícios em longo prazo.
  •           De acordo com o ESG, as soluções sem controladoras da Aerohive proporcionam inúmeros benefícios para o cliente, incluindo CapEx relativo significativamente mais baixo, redução da presença de data center e OpEx associado, arquitetura e instalação de pontos de acessos simplificados, facilidade de gerenciamento contínuo e aumento da resiliência da solução.
  •           Com uma rigorosa metodologia de Validação de Valor Econômico dividida em quatro fases, o ESG analisou custos e benefícios da ausência da controladora em diversos cenários de implantação, incluindo grandes companhias distribuídas regionalmente, empresas amplamente distribuídas e campos centralizados. Em todos os cenários, as soluções da Aerohive proporcionaram redução do TCO, ganho de eficiência de TI e melhoria na produtividade do usuário.
  •           No caso de uma empresa amplamente distribuída, o TCO anual de uma solução Aerohive foi de 874.463 dólares, em comparação com os 2.526.760 dólares para soluções legadas, ou seja, o custo da tecnologia Aerohive é mais de 65% menor do que uma arquitetura baseada em controladora. O ESG estima que, utilizando Aerohive, as empresas amplamente distribuídas perceberam significativas vantagens de custo na área de hardware, economizando cerca de 3 milhões de dólares somente nesta área (em uma situação hipotética de mil localizações distribuídas).
  •           Para grandes empresas distribuídas regionalmente, o TCO da Aerohive foi cerca de 40% menor do que o TCO calculado para uma solução comparável baseada em controladora. O ESG também estimou a redução de custos para o cenário de implantação em campo centralizado. No cenário final, o TCO da Aerohive foi calculado em cerca de 25% a menos do que o TCO para implementações baseadas em controladoras.
  •           Além do custo, os pesquisadores também compararam os benefícios das soluções sem controladoras com as que baseiam-se no uso de controladoras, focando na melhoria da eficiência de TI e da rede sem fio para usuário finais. A gestão baseada em nuvem e as arquiteturas sem controladoras da Aerohive reduzem significativamente o tempo para ambos os grupos, diminuindo o tempo requisitado para implantação, atualizações de software, solução de problemas e de energia para TI. Em sua análise, o ESG descobriu que as empresas que trabalham com a solução da Aerohive, necessitam de menos treinamento de TI, poupando quatro dias por administrador de TI.
  •           Uma potencial armadilha de legado para arquiteturas sem fio baseadas em controladoras é o fato que o dispositivo funciona como um ponto único de falha – se o controlador falhar, todos os pontos de acesso conectados a este controlador são impactados. Nesses casos, o ESG modelou que qualquer falha do controlador seria acompanhada de uma redução de 10% na produtividade da rede sem fio dos usuários finais. Assim, o ESG descobriu que as soluções sem controladora da Aerohive também otimizam a produtividade do usuário com uma resolução de problemas mais rápida, chance zero de uma interrupção total na rede sem fio durante atualizações de software e nenhum ponto único de falha.
  •           Considerando custo e benefício conjuntamente, para o campus central, as soluções da Aerohive proporcionam um benefício financeiro líquido de U$1.643,892 em três anos, comparadas às soluções baseadas em controladoras. Este benefício financeiro é ainda maior para a empresa amplamente distribuída e para a grande empresa distribuída regionalmente, que em três anos, podem alcançar benefícios financeiros líquidos de U$5.631,064 e U$8.102,134, respectivamente.

Atualmente as organizações enfrentam a difícil tarefa de comportar o dobro ou o triplo do número de dispositivos sem fio que elas tinham apenas alguns anos atrás. Contudo, também é imperativo que estas soluções de rede sejam capazes de lidar com mais do que apenas o volume de dispositivos. Enquanto as empresas necessitam de soluções que possam aumentar rapidamente, elas também tem que ser de fáceis de implementar e usar. Além disso, com maior dependência das redes sem fio para entregar aplicações, alta disponibilidade é uma característica de “deve ter”, e não de “bom ter”, disse o analista sênior do ESG, Bob Laliberte. “Com base na pesquisa com os clientes, a arquitetura sem controladora da Aerohive foi a mais pioneira, capaz de atender a todas essas exigências. A pesquisa também demonstrou que a redução dos custos da Aerohive e o aumento da eficiência podem beneficiar tanto a área de TI quanto os usuários, podendo ainda oferecer uma convincente vantagem econômica.”

“O aumento nos dispositivos móveis multiplicou a sobrecarga de TI, tanto em termos de custo, quanto de tempo, para as empresas que lutam para ampliar suas redes com esta tendência”, disse David Greene, diretor de marketing da Aerohive Networks. “Nós temos dedicado nossos recursos para afinar nossa tecnologia gerenciada em nuvem e há muito tempo acreditamos nos benefícios de uma arquitetura sem controladora, distribuída em relação às arquiteturas legadas. É especialmente gratificante ter o valor econômico de nossas soluções validadas por meio de uma exaustiva análise do ESG, especialmente em comparação com a abundância de ofertas no mercado. Focando nesta nova abordagem arquitetônica, continuamos a auxiliar as empresas a colher o máximo de valor de seus investimentos em TI, em curto e longo prazo.”

Share This Post

Post Comment