Convergência de tendência

O nexo das forças descreve o reforço da convergência mútua de quatro tendências interdependentes: a interação social, mobilidade, cloud e informações. Segundo o Gartner essas forças se combinam para capacitar os indivíduos como eles interagem uns com os outros e as suas informações através da tecnologia, em sua apresentação durante o Ciab.
Para Donald  Feinberg, vice-presidente do Gartner, o Cloud é o centro de todas essas forças.  A computação em nuvem é uma tendência de tecnologia que continua a evoluir e a mudar rapidamente. Over the next three years, enterprise cloud strategies will be impacted by hybrid cloud computing, cloud brokerage, expanded delivery models, cloud-centric design and formalized cloud decision models. Ao longo dos próximos três anos, as estratégias de cloud das serão impactados pela computação em nuvem híbrida, nuvem de corretagem, modelos de entrega expandidas, design cloud-centric e modelos de decisão formalizados.

Os dispositivos móveis terão uma importância maior dentro das empresas, em pouco tempo os tablets serão mais comuns que telefones celulares. Segundo Feinberg hoje apenas 20% das forças de venda das empresas possui tablets em 2018 70% dos trabalhadores devem usar dispositivos híbridos.

A propriedade desses dispositivos também irá mudar, pois até o final da década 100% dos dispositivos móveis dentro de uma empresa devem ser de seus próprios usuários e isso deve impactar nas aplicações de segurança que a empresa terá de entregar.

O Gartner estima que  até 2020 cerca de 30 bilhões de dispositivos móveis estejam conectados initerruptamente  e outros 120 bilhões  de conexões intermitentes e isso deve gerar uma explosão de dados.

As redes sociais também devem contribuir para ampliar esse universo de informações. As mídias sociais  estão entrando nas operações das empresas  e se  tornando disciplina.  Nos próximos anos 10 das maiores organizações mundiais devem gastar cerca de US$ 1 bi em mídias sociais.

Isso significa ampliar os serviços de  classificação de das informações. Estima-se que  nos próximos 2 anos  30 % dos posts serão automatizados, 5% deles por não humanos. As empresas precisam projetar para trabalhar todas essas informações juntas.

Os dispositivos móveis as redes sociais trarão um .fluxo contínuo de informações que deve  impactar no tempo de resposta e tomada de decisão das companhias. Para isso serão necessários serviços  específicos de classificação de todos esses conteúdos . As empresas que trabalham como centro de informações estão dobrando seu valor de mercado. “É preciso olhar para frente, consolidar todas  essas informações como os dados híbridos estruturado e não estruturados e à medida que a tecnologia se intermeia por todas as áreas de negócios será necessário cientistas e especialistas em dados para preencher  muitas vagas que se abrirão”, diz Feinberg.

 

As empresas devem deixar de acumular informações e usá-las como ativo e a partir disso gerar mais receita para seus negócios. Para que tudo isso ocorra no entanto será preciso infra estrutura de TI e pessoas capacitadas para a análise dessas informações.

“Há uma expectativa de que 4,4 milhões de empregos devam ser criados pelo Big data, mas não há talentos  na indústria para isso” comenta.

Esses números são resultado do crescimento do mercado geral de TI que este anos deve ser de 3,8%. Parte do que é gasto em tecnologia está fora do eixo de T. “A partir do momento que há a digitalização de todas asn áreas de negócios , o novo budget da empresa é todo de TI” afirma Feinberg. E ele acredita que até 2015b 25% das empresas  tenham o cargo de CDO. “As forças do Nexus são o futuro da nova economia da informação, vai gerar empregos e receitas, vai necessitar de novas capacitações e por isso, especialistas em dados serão valiosos nesse mercado”, afirma.

 

 

 

Share This Post

Post Comment