Como se preparar para ser o novo CIO (ou seja lá que nome isso terá)

Como se preparar para ser o novo CIO (ou seja lá que nome isso terá)

Recentes pesquisas de institutos consagrados no mundo da TI mostram que o papel do CIO corre risco, ou, para ser mais simpático: precisa ser adequado às necessidades atuais. Quando aparece um estudo com executivos de várias áreas aponta que o gestor de TI é visto como o principal agente de mudança, até acima dos CEOs, surge logo outro mostrando que a empresa vê o CIO como uma barreira ao desenvolvimento. Por que há esse contraste tão grande nas opiniões? Ora, por uma razão simples, o mercado está mesmo mudando e exigindo novas posturas desses diretores.

Os CIOs dominam a tecnologia há anos, décadas em alguns casos. Mas esse ambiente tecnológico mudou. Ter uma infraestrutura robusta não significa sucesso hoje em dia. A tal da "Transformação Digital" é uma meta baseada em tendências novas como o big data, analytics, mobilidade, social business e cloud. E tudo isso parece ser um desafio novo para o CIO.

- As mudanças de mercado e a importância da gestão de documentos e informações serão destaques no ECMSHOW 2015, que, em sua sexta edição, traz um formato novo, com 3 eventos presenciais (em 01 e 02 de setembro) e mais 10 congressos virtuais durante todo o ano. Acesse o site do ECMSHOW para ver mais sobre o evento presencial e a agenda dos eventos virtuais. -

Mas ainda é cedo para saber se o CIO desaparecerá ou será substituído por um CDO, um cargo que vem ganhando espaço. A estratégia de negócio e a estratégia de TI estão se fundindo e muitos perceberam isso. É verdade que quem achar que elas continuam separadas corre sério risco de perder espaço. Mudar a visão de controle absoluto para a colaboração também é uma das novas faces do CIO. O social business, a mobilidade, o BYOD, etc exigem isso. Alguns realmente perceberam.

À medida que cresce a necessidade de um executivo que entenda de tecnologia, consumidores e seja uma liderança na gestão de pessoas e fornecedores, cresce também as chances de surgir um novo CIO. Claro que os riscos dele desaparecer também. Mas em um mercado que depende da evolução da tecnologia, parece improvável que a exigência de um diretor que cuide disso suma de uma hora para outra. Talvez, no fundo, estejamos somente diante de uma extinção de uma função nos cartões de visita.

Share This Post

Post Comment