Pesquisa da Oracle revela que silos operacionais prejudicam a eficiência dos aplicativos em nuvem

A Oracle anunciou os resultados do relatório “Cloud for Business Managers:  the Good, the Bad and the Ugly”, revelando que a maioria das empresas de todo o mundo ainda não integrou adequadamente seus aplicativos na nuvem para atender a todas as funções empresariais. Em virtude deste cenário foram relatadas diversas ineficiências operacionais e desafios em torno da inovação.
O relatório da pesquisa independente de mercado realizada pela Dynamic Markets detalha entrevistas com 1.355 tomadores de decisões de nível sênior de empresas em âmbito global, sendo 50 do Brasil. Os entrevistados foram escolhidos entre uma variedade de funções empresariais, incluindo Pesquisa & Desenvolvimento; vendas, comercialização e e-commerce; marketing, CRM, finanças e recursos humanos.
As principais conclusões do relatório foram:

  • 54% dos entrevistados afirmaram que seu departamento sofreu downtime (paralisação) nos últimos seis meses em virtude de problemas de integração na nuvem. Mesmo as áreas que não usam aplicativos dessa modalidade foram afetados pelos colegas que os utilizam.
  • 52% dos entrevistados deixaram de cumprir prazos e 75% tiveram a capacidade de inovar prejudicada pela integração deficitária dos aplicativos na nuvem, que acabaram isolados das demais funções de negócios.
  • Para a maioria das empresas, um dos principais fatores que levou à implementação de aplicativos na nuvem foi a necessidade de aumentar a agilidade e a eficácia operacional.

Como a integração deficitária na nuvem afeta a produtividade: mais da metade (54%) dos executivos afirmaram que seus departamentos sofreram downtime nos últimos seis meses em virtude de falhas de integração dos aplicativos na nuvem, mesmo em departamentos que nem sequer usam aplicativos desse tipo. Mais de 54% afirmaram ter perdido o prazo de projetos nos últimos seis meses pela falta de integração dos aplicativos.
Aplicativos isolados impõem um desafio à inovação: a maioria (83%) das empresas não conseguiu tirar o máximo proveito de seus aplicativos departamentais na nuvem e uma a cada quatro empresas culpa a integração deficitária com os demais aplicativos.

Outro dado importante é que 75% afirmaram que sua capacidade de inovar usando os aplicativos na nuvem também foi prejudicada ¾ uma em cada duas empresas (53%) mencionou a falta de integração como principal motivo. A incapacidade de integrar o aplicativo na nuvem com outro software de propriedade da empresa (36%) foi um tema destacado, seguido pela incapacidade de adaptar o aplicativo na nuvem às necessidades específicas da empresa (33%).
A promessa da cloud computing não se concretizou por causa dos silos de processos de negócios: 76% das empresas afirmaram que a motivação por trás da implementação de aplicativos na nuvem era obter rápido acesso ao software, ao passo que 47% adotaram a nuvem para obter acesso ao software mais adequado ao departamento em questão. Esse é um forte contraste com a realidade de sua experiência e ressalta a importância de remover processos e aplicativos de negócios dos silos organizacionais.
As empresas buscam a melhor integração entre os aplicativos:  a maioria das empresas reconheceu a necessidade de melhorar a integração entre funções e aplicativos de negócios. A maioria (81%) das empresas ressaltou a importância de ter os aplicativos na nuvem totalmente integrados entre si e com outros softwares na organização. Além disso, 50% alegam ter integrado na nuvem aplicativos que permitem acessar os dados de outros departamentos diretamente de seus aplicativos departamentais. Um em cada dois departamentos ainda não conseguiu fazer isso.

“Os aplicativos na nuvem têm a capacidade de melhorar o desempenho dos negócios ao mesmo tempo que reduzem os custos, mas somente se operarem em todas as camadas da organização. Os gerentes de vendas, por exemplo, precisam ter suas ferramentas de gerenciamento de cotas e planejamento de territórios integradas com os aplicativos de recursos humanos e remuneração para aprimorar o comportamento e alcançar as metas de vendas. A assinatura de um serviço na nuvem pode resolver parcialmente a questão, mas o modo como esse aplicativo se encaixa com o restante da empresa, incluindo sistemas no local e outros aplicativos na nuvem, deve ser levado em conta”, disse Rex Wang, vice-presidente de Marketing de Produtos da Oracle. “O portfólio de cloud computing da Oracle foi criado com isso em mente, o que nos permitiu oferecer soluções na nuvem para toda a empresa. Essa é uma capacidade única, que possibilita aos nossos clientes preencher todos os requisitos da nuvem com um só fornecedor, obtendo processos integrados em todas as suas linhas de negócios.”

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