A IDC, provedora global de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para tecnologia da informação, telecomunicações e mercados consumidores de tecnologia, anunciou que a liderança de suas operações na América Latina está sendo transferida para Ricardo Villate ao longo dos próximos meses.
"Estou convencido de que o profundo conhecimento adquirido por Villate ao longo dos mais de 20 anos de experiência em TIC, irá fornecer a liderança fundamental para a missão da IDC em assessorar a indústria de TIC e ajudar os profissionais de TI, executivos de negócios, e a comunidade de investimento, a tomarem decisões baseadas em fatos sobre as compras de tecnologia e estratégias de negócios. A experiência e o conhecimento de Villate serão particularmente valiosos como nossas transições da indústria para a terceira plataforma, construída sobre os quatro pilares da computação móvel, serviços em nuvem, redes sociais, e big data", disse Philippe de Marcillac, Vice-Presidente da Unidade Internacional de Negócios da IDC.
"A América Latina é o mercado de TI com crescimento mais rápido no mundo, e deve crescer 2,4 vezes mais que a média mundial em 2013. Neste contexto, os fornecedores de TI continuarão a buscar o crescimento na América Latina e a IDC vai continuar a investir na identificação de oportunidades-chave e tendências na região", disse Villate.
Ricardo Villate, que nasceu na Colômbia e atualmente reside em Miami, Florida, tem mais de 20 anos de experiência nas indústrias de TI e finanças da América Latina, sendo mais de 15 deles na IDC, onde ocupou vários cargos. Antes de seu novo papel de liderança, como o vice-presidente de Pesquisa e Consultoria para a América Latina, foi um dos principais líderes de opinião para o setor na região. Trabalhou na Argentina como Gerente Geral para o Cone Sul (Argentina, Chile, Peru) e, antes disso, ocupou vários cargos de direção de diversos programas de pesquisa para a região latino-americana. No início de sua carreira, Villate trabalhou na IBM e na indústria de serviços financeiros na Colômbia.
"O setor de TIC está se movendo para a Terceira Plataforma, que oferece grandes oportunidades para fornecedores e compradores de TIC, mas também muitos desafios e mudanças. Vou me concentrar em oferecer o melhor aconselhamento possível aos nossos clientes e alcançar padrões de qualidade ainda mais elevados em pesquisa e serviços de consultoria de mercado, bem como melhorar a eficiência e a rentabilidade de nossas operações na América Latina”, continuou Villate.
Ricardo Villate é formado em Engenharia Industrial pela Universidad Javeriana, em Bogotá, Colômbia. Também se formou em Marketing pela University of California, em Berkeley, e em Economia pela Universidad de los Andes, em Bogotá. Enquanto estava no exército colombiano, o Sr. Villate viveu no Oriente Médio.
Raul Ceja, que tem liderado com sucesso a IDC na América Latina nos últimos 5 anos, está deixando a companhia para se dedicar a projetos pessoais com o objetivo de trazer todo o seu negócio e gestão do conhecimento para o setor sem fins lucrativos do México.
"A forte equipe de gestão que Raul construiu em todos estes anos, juntamente com os mais de 100 analistas em toda a região, constituem um legado de experiência e capital humano que continuaremos a aproveitar e, sem dúvida, apoiarão Ricardo no caminho do fortalecimento da IDC como o principal conselheiro de confiança para os nossos clientes, proporcionando-lhes percepções incríveis sobre o mercado latino-americano de TIC para as suas decisões de negócios mais difíceis", concluiu o Vice-Presidente da Unidade Internacional de Negócios da IDC