Assinatura Digital ganha espaço e atinge números expressivos no Brasil

Ao permitir o intercâmbio de informações de forma mais rápida, fácil e confiável, o certificado digital mudou para sempre a maneira de fazer negócios.  Atualmente, são emitidos um milhão de certificados ICP-Brasil por ano e a tendência é que o desenvolvimento de iniciativas públicas e privadas acelere ainda mais este crescimento.

A Assinatura Digital é um método de autenticação análogo à assinatura física em papel, mas que utiliza-se de um conjunto de operações criptográficas a partir de um certificado digital para assinar documentos eletrônicos.  Ela garante a não alteração de um documento assinado, pois um simples espaço em branco diferente do documento assinado torna o arquivo inválido. Além disso, a ferramenta permite também ao receptor confirmar a autenticidade do emissor. Desta maneira, as medidas de segurança envolvidas no processo dão um maior respaldo à presunção legal de integridade e autenticidade, evitando a rejeição dos arquivos com Assinatura Digital.

Na área da saúde, o certificado digital aliado às boas práticas definidas pelo Conselho Federal de Medicina promete sanar um problema antigo do setor: a dificuldade de manuseio e o acúmulo de papéis referentes aos atendimentos médicos realizados.  As perspectivas são otimistas e as instituições devem sentir na prática as melhorias a partir de documentos assinados eletronicamente pelos médicos em sistemas próprios para a gestão de prontuário eletrônico. “Os benefícios obtidos com a assinatura eletrônica nos prontuários são inúmeras, podendo-se considerar, desde a segurança da informação, até a otimização do trabalho de equipes multidisciplinares e a economia de recursos, tempo e espaço.” afirma Paula Usier, gerente de marketing da Wareline.

Share This Post

Post Comment