Habilidades essenciais do profissional de TI em grandes eventos

A realização de eventos esportivos globais no Brasil traz grandes mudanças ao mercado nacional em todos os seus segmentos, earth-on-digital-technology-background-royalty-free-stock-photo--3-f-ibackgroundz.comconforme o país ganha visibilidade mundial e grandes empresas passam a considerar a possibilidade de iniciar operações aqui. Neste novo cenário competitivo, tanto novas empresas quanto as já instaladas no país precisam se adaptar, otimizar suas operações e ter equipes capacitadas para lidar com desafios.

Por conta do papel estratégico da tecnologia da informação para garantir vantagens competitivas a organizações, é essencial aos gestores de TI de qualquer empresa saber montar uma equipe com competências que ajudem a navegar este novo cenário.

Tais habilidades não são necessariamente parte do currículo acadêmico do profissional de TI - são fruto da prática e experiência –, mas podem ser desenvolvidas. Sergio Aguiar, diretor de pré e pós-vendas da Exceda – empresa líder na América Latina em soluções de segurança e web performance -, afirma que a rotina de atuação em TI exige habilidades “circunstanciais”. Como os profissionais de tecnologia estão inseridos em todos os segmentos de mercado e atuam para garantir a continuidade das operações, existem algumas características essenciais para contornar os imprevistos, em qualquer indústria. Dentre elas:

#1 Capacidade de resolver problemas: Isso não significa ter todas as respostas, mas saber que no momento em que ocorre uma falha, mais importante do que buscar culpados e processos burocráticos, é  assumir a incumbência de encontrar a solução mais rápida para restaurar a normalidade da operação – seja a transmissão de um jogo, disponibilidade de um site, infraestrutura de um evento, entre outros.

#2 Proatividade: ter iniciativa é uma característica importante para qualquer área e em qualquer contexto, mas se torna ainda mais relevante para a TI em situações como um grande evento. Verificar, por iniciativa própria, a operação de nobreaks, cabos extras, e a existência de possível anormalidade registrada no sistema no volume de acessos online ao site e outras atividades são exemplos de tarefas que ajudam a evitar problemas nas operações, mesmo em situações de grande demanda.

#3 Adaptabilidade: a natureza dinâmica do segmento de TI exige do profissional facilidade para se adaptar a mudanças. A realização de grandes eventos no país, por exemplo, pode colocar uma empresa daqui em evidência, aumentando exponencialmente seu volume de acessos. Assim, o profissional de TI precisa estar pronto para buscar alternativas de previsão, monitoramento e reação para garantir que o site/serviço esteja sempre disponível para o usuário final.

#4 Equipe: profissionais de TI lidam com todas as áreas da empresa e estão envolvidos em eventos e projetos que podem englobar equipes de suporte e fornecedores do mundo todo. Assim, é fundamental saber trabalhar com pessoas de todos os perfis.

Para se destacar no mercado, o profissional de tecnologia não pode mais basear-se apenas em seu conhecimento técnico, é preciso saber lidar com pessoas, mediar conflitos e liderar projetos - fundamental em situações de grande risco e complexidade, como grandes eventos globais. Em ocasiões como essa, há ainda uma grande oportunidade de aprendizado e de mostrar sua capacidade e habilidades. Em situações complexas os profissionais revelam todo o seu potencial.

 

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