Cisco Tetration Analytics oferece maior visibilidade, análise em tempo real e em escala ao data center

A Cisco anuncia o lançamento da plataforma Tetration Analytics, projetada para oferecer aos clientes visibilidade completa e gestao 4em tempo real de todo o data center, incluindo todos os pacotes, fluxos e em qualquer velocidade. A plataforma reúne telemetria de sensores de software e hardware e analisa as informações utilizando técnicas avançadas de aprendizado de máquina. A novidade pode ser conferida durante o Ciab Febraban (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), onde a Cisco apresenta as mais recentes soluções tecnológicas para ajudar os bancos a se tornarem mais ágeis, eficazes e eficientes. O evento é realizado até hoje no Expo Transamérica, em São Paulo.

A Tetration visa atender operações críticas dos data centers, tais como o cumprimento das políticas, aplicação de análise forense e mudança para um modelo de segurança com atribuição de permissões. Por meio de monitoramento contínuo, análise e elaboração de relatórios, a plataforma Tetration Analytics oferece aos gestores de tecnologia uma compreensão mais aprofundada sobre o data center, capaz de simplificar drasticamente a confiabilidade operacional, operações do modelo de segurança “Zero Trust” e migrações de aplicativos para soluções definidas por software (SDN) e para a nuvem.

Vantagens da plataforma Cisco Tetration Analytics

·         Compreensão da interdependência das aplicações em todo o data center e na nuvem.

·         Mudança de reativo para proativo: capacidade de tomar decisões operacionais informadas e validar o efeito de alteração de políticas antes de serem implementadas.

·         Realização de busca em bilhões de fluxos em menos de um segundo, utilizando a interface do usuário e o mecanismo de análise forense da plataforma Tetration.

·         Monitoramento contínuo do comportamento de aplicações, que permite identificação rápida de qualquer desvio nos padrões de comunicação.

O desafio

Não há, atualmente, uma ferramenta criada para coleta de telemetria consistente por todo o data center e análise de grandes volumes de dados em tempo real e em escala. Até agora, as empresas realizavam tarefas fragmentadas sem a correlação necessária para tratar de questões operacionais de forma abrangente. Como resultado, essas ferramentas complexas, lentas e desconexas geram um custo alto, em termos de tempo, dinheiro e oportunidade perdida. Os principais desafios enfrentados atualmente pelos gestores de tecnologia são a falta de visibilidade e informação:

·         Eles não têm visibilidade completa da infraestrutura do data center e da interação das aplicações, o que gera desafios operacionais.

·         Eles não podem migrar aplicações para a nuvem ou configurar um site de recuperação de desastres de forma eficaz, com precisão e velocidade.

·         Eles não podem adotar um modelo de segurança “Zero trust” por falta de informações essenciais e de recursos para a implementação e manutenção.

A solução: plataforma Tetration Analytics da Cisco

A Tretation foi projetada para oferecer visibilidade abrangente e completa de todo o data center, usando tanto sensores de software de monitoração de servidor, que requerem despesa muito baixa, como sensores de hardware de rede que monitoram pacote por pacote de metadados, ou a combinação dos dois, oferecendo a mais completa solução. A plataforma executa análises avançadas de data center em tempo real e apresenta uma análise acionável, com apresentação visual facilmente compreendida. Ela oferece ainda informações críticas para as operações em data center, tais como: informações sobre as aplicações, recomendações sobre políticas de permissões automatizadas, simulação de políticas e análise de impacto, gerenciamento de conformidade e análise forense de fluxo de rede.

A plataforma funciona como uma máquina do tempo para o data center, permitindo que as empresas possam rebobinar o que aconteceu, acompanhar o que está acontecendo em tempo real e mapear o que pode acontecer:

·         Mapeia uma alteração antes dela ser executada para entender o impacto sobre as aplicações e tomada de decisões operacionais informadas;

·         Certifica quais alterações nas políticas foram efetivamente aplicadas e funcionaram;

·         Realiza simulação em tempo real e retroativa das políticas – reproduz o que aconteceu na rede a qualquer momento, com capacidade de armazenamento de dados de longo prazo.

Testes iniciais: Cerner Corporation

"Tivemos o prazer de participar dos primeiros testes da Tetration com a Cisco", disse Brett Jones, diretor de tecnologia de infraestrutura da Cerner. "Com o teste da plataforma Tetration Analytics, pudemos entender melhor o comportamento das aplicações e suas dependências em todo o nosso data center." A Cerner é líder global em tecnologia na área de saúde e suas tecnologias de informação em saúde conectam pessoas, informações e sistemas em mais de 20 mil locais, em todo o mundo.

Como funciona

Sensores de detecção para software são instalados nos hosts dos terminais: seja em máquina virtual ou servidores físicos. Nessa primeira versão da plataforma Tetration, os sensores para software suportam hosts dos servidores Linux e Windows, e os sensores de hardware estão embutidos nos ASICs (circuitos integrados de aplicação específica) dos switches de rede Nexus 9200-X e Nexus 9300-EX da Cisco, para coletar fluxo de dados em taxa de linha, de todas as portas. Um único aparelho Tetration monitora até um milhão de fluxos únicos por segundo. Ambos os sensores de software e hardware transmitem as informações de fluxo em tempo real para a plataforma Tetration Analytics. A plataforma pode ser instalada em qualquer data center, com qualquer servidor e todos os tipos de switches de rede.

A plataforma Tetration é um dispositivo do tipo "one-touch": os servidores e switches estão pré-programados e o software pré-instalado. A configuração da plataforma é simples: é preciso apenas responder a algumas perguntas sobre o ambiente do data center e o Cluster pode ser configurado. A complexidade de big data está oculta – não é necessário um especialista em big data, seja para implantar ou operar a Tetration. Disponível a partir de julho de 2016, a primeira plataforma Tetration será um aparelho rack completo que é implantado no local, no data center do cliente.

Serviços Avançados Cisco

Embora a implementação da Tetration Analytics seja simples, efetuada em algumas horas e os benefícios sejam imediatos, algumas empresas podem desejar participar da especialização em Tetration Analytics, parte dos Serviços Avançados da Cisco, para ganhar ainda mais tempo e valor com as orientações sobre as políticas de otimização e desempenho de aplicações e suporte para a adoção global da solução em seus data centers. Além disso, o Suporte para Soluções Cisco oferece, para a plataforma Tetration, orientação especializada em soluções globais de gestão e resolução de problemas centralizados da Tetration Analytics, 24 horas por dia, além de produtos de parceiros do ecossistema Tetration, com suporte para hardware, software e toda a solução em um único serviço.

Share This Post

Post Comment