Tudo junto e conectado

Luzes traseiras de carros salvando vidas, telas envolventes permitindo que as fotos contem a sua própria história e experiências personalizadas para compras. Essas são apenas algumas das inovações apresentadas pela Intel Corporation em seu 11º evento anual Research@Intel, uma exposição das mais inovadoras pesquisas geradas a partir dos esforços internos da Intel e de colaborações externas. Justin Rattner, chefe do departamento de tecnologia da Intel abriu o evento ontem dia 25 de junho em San Francisco/ CA,  destacando alguns dos 20 inovadores projetos de pesquisas em exposição.

Complementando seus próprios esforços robustos e diversificados de pesquisa, há dois anos o Intel Labs implementou um modelo único de colaboração direta com os principais pesquisadores acadêmicos do mundo, criando uma rede global de sete Intel Science and Technology Centers (ISTCs, ou Centros de Ciências e Tecnologia da Intel) e seis Intel Collaborative Research Institutes (ICRIs, ou Institutos de Pesquisa Colaborativa da Intel). Cada centro criou a sua própria comunidade vibrante de pesquisadores para acelerar os avanços da computação embarcada, em nuvem, social e segura, entre outros segmentos. O evento de hoje demonstra exemplos desses avanços em pesquisa – muitos dos próprios laboratórios da Intel – nesses e em muitos outros segmentos, incluindo computação visual e com reconhecimento de contexto, bem como progressos significativos em segmentos como big data.

“A maioria da nossa pesquisa é realizada pelos próprios pesquisadores da Intel, mas estamos muitos satisfeitos com a quantidade e a qualidade das pesquisas que saem dos ISTCs e ICRIs”, disse Rattner. “Ainda mais importante é a estrutura profundamente colaborativa desses compromissos é baseada no modelo aberto de PI beneficiando não só a Intel e os pesquisadores, mas também a indústria tecnológica e a sociedade como um todo”.

Demonstrações no Research@Intel

As demos do evento Research@Intel serão realizadas em quatro áreas diferentes. Essas áreas incluem:

Enriquecendo Vidas: Desenvolvendo experiências computacionais que simplificam, melhoram e enriquecem a vida das pessoas. Esta pesquisa busca ajudar as pessoas a serem compreendidas, se expressarem e serem livres. Uma demonstração chamada, ‘Seja Significativo’ usando a “Tecnologia Shelf Edge (SET)”, pode ajudar a detectar a presença de uma pessoa em uma loja e criar uma experiência de compras mais significativa e personalizada. Se o carro precisar de um novo filtro de ar, por exemplo, a SET poderia usar o histórico de serviço do veículo para alertar o dono sobre a necessidade de um filtro específico quando ele entrar em uma loja de peças automotivas. Se a pessoa possuir alergia a amendoim, a SET poderia alertar sobre produtos potencialmente perigosos. Se uma pessoa planeja cozinhar salmão para o jantar, a SET poderia recomendar vinhos que melhor complementem o prato.

A Sociedade de Dados: Liberando o poder dos dados para todos. Além de ampliar as fronteiras do que as instituições podem fazer com Big Data, o Intel Labs deu ênfase à exploração de trocas significativas de dados entre indivíduos. Os pesquisadores estão procurando maneiras de adaptar a infraestrutura digital para permitir que as pessoas coletem, movam e trabalhem melhor com informações digitais, de forma fácil e eficaz.  Em uma demonstração intitulada “Comunidades Vibrantes de Dados”, os pesquisadores do Intel Labs combinam dados públicos e pessoais com algoritmos de reconhecimento de contexto para identificar e apresentar as informações mais úteis para as pessoas. Por exemplo, sensores da qualidade do ar em um bairro poderiam ajudar a orientar uma pessoa alérgica para longe de áreas com pólen durante um surto alérgico.

Tudo Inteligente: Inovações que transformam objetos inanimados ao adicionar capacidades sensoriais ajudam a fornecer experiências para a vida sustentável e inteligente. Em uma demonstração, os pesquisadores estão trabalhando em ferramentas fáceis de usar para automatizar interpretações contextuais com sensores já existentes de modo que a casa comporte-se de forma útil em resposta aos eventos e necessidades específicas da família. A demo ilustra quão fácil é a ligação de uma câmera web com um sistema musical para atuar como um sistema de segurança domiciliar e como ligar uma câmera web que recebe interpretações contextuais de um bebê no berço a um alarme na cama dos pais para agir como uma babá eletrônica.

Tecnologias Essenciais: Os building blocks tecnológicos – incluindo circuitos, arquitetura e software – que fornecem a base para todas as áreas acima. Por exemplo, a demonstração “Protegendo os dados do sensor” usa hardware e software da Intel para prevenir que partes maliciosas acessem as informações pessoais gravadas por câmeras, microfones e GPSs embarcados em dispositivos móveis.

Share This Post

Post Comment