Furto de informações lidera ameaças à segurança na América Latina

A fornecedora de soluções para segurança ESET publicou o relatório mensal sobre as principais ameaças à segurança da informação na América Latina identificadas no mês de junho. No período, os destaques foram os ataques voltados a furtar informações dos usuários e de empresas, a partir de ações como a Operação Medre, o Flamer e o furto de credenciais do Linkedin.

Durante o período, os especialistas da ESET identificaram um worm, batizado de Medre, que furtou mais de 10 mil arquivos de empresas (públicas e privadas) da América Latina com planos e projetos desenvolvidos no software de desenho técnico AutoCAD, da AutodesK. Trata-se do primeiro caso de ciberespionagem industrial a utilizar códigos maliciosos dessa magnitude desenvolvidos exclusivamente para atacar corporações latino-americanas. Ainda no mês de junho, o Flamer – um worm bastante parecido com o Medre -, chamou a atenção da opinião pública na América Latina por conta da detecção de ataques realizados contra empresas específicas. O que levou a concluir que se tratasse de um código malicioso voltado também a furtar informações estratégicas das organizações.

“Casos como esse do Flamer e do Medre demonstram que as empresas da América Latina não estão livres da ciberespionagem e precisam ficar cada vez mais atentas a esse tipo de ataque”, pontua Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “A única forma de evitar esse tipo de problema é investir em tecnologias de proteção adequadas e na educação dos usuários, já que boa parte dos incidentes ocorre por falta de cuidado dos próprios funcionários na hora de manipular dados e informações estratégicas”, acrescenta.

 

Share This Post

Post Comment