Muita coisa mudou nos últimos 20 anos com relação à capacidade de se transferir e armazenar dados.
Dos finados disquetes de plástico de 1,7 Mb ao exagero que nos parecia ter disponível 1Gb nas contas de email da Google, na década passada, nos provam que hoje, o custo de armazenam virtual é uma fração do que era há 20 anos atrás. Nossos HDs estão migrando aos poucos para locações virtuais.
A maioria dos computadores já não têm mais entrada para disquetes e muitos sequer têm drives de DVDs. Há quem diga que os pen drives, em questão de anos, também se tornarão peças obsoletas de nosso uso diário.
Os data centers nas nuvens e uma maior velocidade para o transporte de dados contribuíram para um novo cenário na transmissão e armazenagem.
A velocidade na transmissão, a compressão segura de arquivos e a encriptação permitem que hoje você tenha mais segurança armazenado seus dados numa nuvem virtual do que carregando um HD externo.
A Ciena — especialista em redes — traz abaixo um infográfico que ilustra de maneira simples alguns fatores que tornam hoje a armazenagem na nuvem uma das principais tendências no universo de processamento e transporte de dados.