EMC amplia a estratégia de proteção de dados com uma série de novos produtos

A EMC Corporation lançou ontem em escala global, uma ampla série de novos produtos de back up baseados em hardware e software que permitem aos clientes implementar novas arquiteturas de armazenamento de proteção com capacidade de enfrentar os atuais e futuros desafios da proteção de dados. Os novos produtos da empresa líder de mercado ultrapassam os limites das linhas de produtos Data Domain, Avamar, NetWorker e Mozy. 

Os administradores de backup estão enfrentando uma pressão crescente para atender às necessidades de um conjunto diversificado de pessoas interessadas, entre elas os proprietários de aplicativos e administradores de máquinas virtuais, bem como administradores de servidores e de armazenamento.  Muitos desses interessados gostariam de aumentar o controle e a visibilidade sobre a proteção dos ambientes que administram e de verem implementadas suas próprias soluções.  O resultado é uma “arquitetura acidental” que consiste em um conjunto fragmentado de processos de proteção de dados e silos de infraestrutura, cuja propriedade nem sempre está clara.

Com o anúncio de hoje, a EMC está entregando toda uma gama de recursos que permitem às equipes de backup mudar do caos da arquitetura acidental para uma arquitetura de armazenamento de proteção mais eficaz que atenda às necessidades da empresa.  Os princípios essenciais da Arquitetura de Proteção de Armazenamento EMC são:

  • Armazenamento de proteção: A sustentação da arquitetura é um armazenamento otimizado em termos de custo e de capacidade. Engloba grande durabilidade dos dados e pode oferecer recuperação de desastres, backup e arquivamento.
  • Integração de fonte de dados: Usa os fluxos de dados otimizados e as interfaces do usuário das fontes de dados, inclusive o hypervisor, o aplicativo e o armazenamento, para entregar o desempenho e a visibilidade que os clientes internos desejam.
  • Serviços de gerenciamento de dados: Um catálogo de todas as cópias de dados, além de relatórios e análise lógica para fins de conformidade.

Destaques de tecnologia:

 

  • Novos sistemas Data Domain midrange: Os novos sistemas Data Domain DD2500, DD4200, DD4500 e DD7200 fornecem desempenho e capacidade de expansão para consolidar, com economia, todos os dados de backup e arquivamento em uma plataforma única de armazenamento de proteção fácil de gerenciar. Esses novos sistemas midrange são até quatro vezes (4x) mais rápidos e dez vezes (10x) mais escaláveis do que os sistemas Data Domain que eles substituem.  Além disso, os novos sistemas aceitam até 540 data streams (540 conexões simultâneas), um aumento de três vezes (3x) que habilita ainda mais a consolidação dos dados de backup e/ou de arquivamento.  Projetados para baixar o custo total de propriedade (TCO) do armazenamento para backup e arquivamento, os novos sistemas oferecem um custo até 38% menor por gigabyte.

 

  • Suporte estendido a aplicativos de backup e arquivamento: Performar os aplicativos é essencial para possibilitar uma arquitetura de armazenamento de proteção.  Os sistemas Data Domain agora têm suporte a backup direto a partir do SAP HANA Studio via NFS – permitindo que os DBAs SAP HANA utilizem o eficiente armazenamento de proteção EMC DataDomain mantendo, ao mesmo tempo, controle sobre os processos de backup.  Além disso, o DD BoostTM for Oracle RMAN agora suporta Oracle Exadata e SAP executados em Oracle – permitindo ao DBA controlar backup e recuperação de desastres com mais rapidez e eficiência. Para fazer frente a um espectro mais amplo de ambientes de armazenamento de arquivamento, os sistemas EMC DataDomain agora oferecem integração perfeita com aplicativos de arquivamento da OpenText, da IBM e da Dell. Com essas novas integrações, os sistemas EMC DataDomain podem ser implementados com mais de vinte produtos de arquivamento de banco de dados e gerenciamento de conteúdo, arquivos, e-mail e SharePoint.

 

  • Melhorias na suíte Data Protection: O EMC Avamar® 7 agora suporta todas as principais cargas de trabalho de datacenters dirigidas aos sistemas EMC DataDomain, acrescentando-se ainda backups de NAS/NDMP e sistemas de arquivos. Com esse acréscimo, todas as principais cargas de trabalho de datacenters podem agora ser protegidas pela solução unificada e combinada. O Avamar amplia sua liderança em ambientes virtuais com o novo VM Instant Access, o que permite que a VM seja inicializada a partir de um sistema Data Domain e esteja no ar e rodando em menos de 2 minutos. Além disso, o novo “VMware vSphere web client” permite aos administradores Avamar gerenciar backup e recuperação diretamente desta interface.

 

O EMC NetWorker® 8.1 traz um novo gerenciamento integrado de snapshots,  apresentando uma nova interface de usuário baseada em assistente, autodetecção e atribuição inteligente de armazenamento de snapshots. A integração com sistemas EMC DataDomain esta aprimorada, com o suporte ao EMC DataDomain Boost sobre Fibre Channel.  Isso permite backups 50% mais rápidos e restaurações 2,5 vezes mais velozes em comparação a configurações baseadas em VTL. Por fim, o EMC NetWorker oferece uma completa atualização de seu suporte a VMware, utilizando serviços e tecnologia Avamar.

 

  • Nova funcionalidade de backup em nuvem: Mozy by EMC facilita o dimensionamento do backup em nuvem e reduz custo e complexidade. Nova integração com Active Directory reduz a carga administrativa de criar separadamente contas de usuários e aprimora o autoatendimento, o que diminui muito o TCO (Total Cost Ownership, custo total de propriedade). O gerenciamento simplificado do armazenamento apresenta novos pools de armazenamento, o que significa menos tempo gasto monitorando cotas de armazenamento em cada máquina. Por fim, a ativação sem chave acelera o processo de provisionar novos usuários, resultando em maior capacidade de expansão.

 Conforme Robert Amatruda, diretor de pesquisa de proteção e recuperação de dados do IDC , "As organizações precisam ter uma estratégia eficiente de proteção de dados e uma infraestrutura adequada enquanto transformam sua TI e seus objetivos comerciais. O conjunto anunciado de soluções EMC de proteção de dados representa a combinação de produtos já comprovados com novos recursos e funcionalidades para permitir que os clientes migrem dos produtos e processos antiquados de backup para uma abordagem mais abrangente e flexível."

 

“A implementação de uma arquitetura de armazenamento de proteção, que interrompe a proliferação das “arquiteturas acidentais” das quais falamos tanto, é a melhor estratégia para assegurar a proteção efetiva dos dados. Arquiteturas acidentais são o resultado de usuários que enfrentam reativamente desafios individuais de proteção de dados conforme surgem e aplicam produtos e soluções caras, isoladas e “de tamanho único”, que se tornam difíceis de gerenciar, otimizar e pagar.  Os produtos que anunciamos hoje abrem caminho para nossos clientes consolidarem sua infraestrutura e sua estratégia de proteção de dados, permitindo que se preparem proativamente para os desafios de proteção de dados que acompanham iniciativas transformadoras de TI.”, salientou Guy Churchward, presidente da EMC Backup Recovery Systems DivisionTodos os novos produtos EMC de proteção de dados serão lançados no 3º trimestre de 2013, quando também estarão disponíveis nas VSPEXTM Proven Infrastructures.

Novas funcionalidades de backup na nuvem

Para o usuário final, pequenas e médias a empresa também está disponibilizando  um novo produto composto por sistemas de backup e appliance.  A empresa também anunciou, mundialmente, vários produtos para suportar a realidade atual e futura de backup, que  traz, também, novidades no Mozy, seu site de backup online, para dimensionamento do backup na nuvem com custos reduzidos e fácil utilização. São três novas funcionalidades: integração com o Active Directory, gerenciamento simplificado do armazenamento e a ativação sem chave.

A nova integração com o software Active Directory reduz a carga administrativa de criar, separadamente, contas de usuários e aprimora o autoatendimento, o que diminui muito o TCO (Total Cost Ownership, custo total de propriedade). Desta forma, é possível criar e organizar o grupo de usuários com rapidez, simplicidade e eficiência.

O gerenciamento simplificado apresenta novos pools de armazenamento, o que significa menos tempo gasto monitorando cotas de armazenamento por máquina. Já ativação sem chave acelera o processo novos usuários, resultando em maior capacidade de expansão.

O Mozy foi adquirido pela EMC em 2007 e incorporado à divisão da empresa chamada Backup Recovery Systems (BRS) há aproximadamente seis meses. O Mozy é uma opção para as empresas e usuários finais para planejar o melhor serviço de backup e recuperação de dados para atender suas necessidades individuais. É uma solução completa, oferece backup na nuvem simples, automático e seguro para desktops, laptops e servidores.

São disponibilizados diversos planos para empresas e usuários finais a partir de US$5,99 por mês. O site também oferece teste gratuito de backup online com até 2GB.  No Brasil a área fica sob a responsabilidade de Erick Pascoalato, diretor de Vendas da Divisão de Backup & Recovery da EMC para Brasil e Cone Sul.

 

Share This Post

Post Comment