A ideia de utilizar softwares como serviço, mais conhecidos como SaaS, por meio da internet, em qualquer lugar e independente da plataforma, com a mesma facilidade como se estivessem instalados no próprio computador, já virou realidade e é considerada tendência no mercado de Tecnologia da Informação, graças a Computação em Nuvem. Uma pesquisa realizada pela Cisco Global Cloud Networking Survey, com mais de 1,3 mil entrevistados na área de TI, em 13 países, desvenda que, se pudessem fazer apenas uma escolha para mover uma aplicação para nuvem, ela seria focada em: armazenamento, ERP, E-mail, e colaboração.
Tendo como conceito de que todo sistema desenvolvido deve ser armazenado em nuvem, a Informant, primeira empresa brasileira especializada no mercado SaaS e em Criação e Manutenção de Produtos de Software, nasceu com a visão de que investimento em licenças, implantação, treinamento, entre outros fatores, era algo do passado, direcionando assim todos os esforços da empresa para aplicações na web. Dessa forma, a Informant possui conhecimento para implementação de aplicações em nuvem nas mais diversas tecnologias e serviços, como: elasticidade automática, filas, envio de emails, bancos relacionais e não relacionais de alto desempenho, armazenamento, rede de distribuição de conteúdo digital, transmissão de áudio e vídeo, entre outros.
"Se aplicado ao conceito SaaS, em que um software desenvolvido à uma corporação é oferecido como serviço, a aplicação em nuvem permite que o usuário não precise adquirir licenças de uso para instalação, nem dependa de servidores em rede para executá-lo, já que o conteúdo ficará disponível na internet. Se tudo está na nuvem é possível acessar as informações a partir de qualquer computador, em todos os lugares, à hora que desejar. Com isso, conseguimos diminuir significativamente os custos em servidores para exercer a função de datacenter, além de apresentar também uma redução no custo de suporte quanto à implantação de novas versões nos ambientes dos clientes. Devido à natureza da nuvem, as aplicações ficam centralizadas, e não é necessário a transferência de arquivos de atualização. A disponibilidade também é um ponto importante, pois em um ambiente de nuvem bem configurado, com múltiplas zonas de disponibilidade, é virtualmente impossível a aplicação ficar fora do ar", explica o sócio-fundador da Informant, Piero Contezini.