Quatro desafios que todo empreendedor enfrenta em sua jornada rumo ao sucesso

Quatro desafios que todo empreendedor enfrenta em sua jornada rumo ao sucesso

Um levantamento feito pela Globo, mostra que 60% dos brasileiros com até 30 anos, das classes A, B e C, desejam gerenciar um negócio próprio no futuro. Os motivos são diversos. 67% querem se tornar independentes financeiramente; 39% buscam ter mais autonomia e não ter chefe; 33% pensam em ter tempo mais flexível; e 31% querem oferecer um produto/serviço inovador no mercado.

A jornada do empreendedor rumo ao sucesso é árdua e exige muita atenção, pois você encontrará vários obstáculos pelo caminho, que podem levar sua empresa à falência. Um estudo elaborado pelo Sebrae, em 2020, mostrou que 47% dos empreendedores quebram antes de completarem cinco anos no ramo.

Pensando nisso, Marco Zanattta, CEO da Govtech AprovaDigital, startup de digitalização e desburocratização dos serviços públicos, que está no mercado há quatro anos e cresceu 19x nos últimos dois anos, listou quatro desafios que todo empreendedor, certamente, vai enfrentar na jornada rumo a estabilidade e sucesso.

O primeiro ocorre logo no começo. É preciso saber escolher em qual setor empreender. O desafio aqui é interpretar qual o problema seu negócio se propõe a resolver, por que e como ele vai fazer isso? Respondendo essas perguntas, segundo Zanatta, você já pode começar sua jornada empreendedora.

"Por vezes, entramos de cabeça em um projeto, sem analisar as variáveis, e começamos a desenvolvê-lo sem entender se é necessariamente o que o mercado está procurando. Entendo que esse ponto é extremamente importante, pois um dos motivos para o seu negócio dar certo é ele resolver uma necessidade, ou dor do mercado, que até o momento não tinha solução. É necessário um ‘quê’ diferente sobre como o seu negócio é a solução. Como exemplo, destaco os bancos digitais. Eles resolveram o gap dos clientes que se incomodavam em pagar taxas para as instituições financeiras tradicionais, mais morosas, e hoje estão conquistando milhões de clientes".

Após definir em qual nicho de mercado você vai atuar, surge um outro obstáculo: lidar com a alta carga tributária que o seu negócio vai trazer. Não há como fugir dos impostos a serem pagos, por isso, o planejamento tributário é vital para um bom começo.

"Os impostos vão te acompanhar durante toda a sua jornada no empreendedorismo e o Brasil é um dos países que mais cobra impostos no mundo. Antes mesmo de sua empresa sair do papel ela está pagando tributos. Para vencer esse desafio, você precisa de organização, planejamento a longo prazo e saber exatamente em qual categoria vai enquadrar o seu negócio", aconselha Zanatta.

O terceiro desafio é saber interpretar a saúde financeira do seu negócio. Para Zanatta, os novos empreendedores precisam direcionar a atenção, principalmente, ao seu fluxo de caixa e capital de giro, pois eles irão manter a operação em funcionamento mês a mês. "Controle as atividades praticadas pela sua companhia e o andamento dos gastos, mas não controle 100%. Treine sua equipe para cuidar dos negócios como você faria, porque assim você consegue focar em outros objetivos para desenvolver seu negócio".

Além de ter que lidar com toda movimentação financeira, outro obstáculo do empreendedor é fazer a gestão de pessoas. O capital humano é fundamental para o desenvolvimento e a expansão sólida da sua empresa, por isso, a gestão de pessoas ocupa a quarta posição para o CEO do AprovaDigital

"Uma das etapas mais complicadas da gestão das pessoas, pois você vai precisar de muito conhecimento para poder transmitir a cultura da empresa para os seus colaboradores e os treinar para serem líderes. O empreendedor que não forma uma boa liderança e não delega funções impede o crescimento da empresa", finaliza Zanatta.

Share This Post

Post Comment