3 vantagens da Certificação Digital para a saúde

Desde o dia 19 de julho, os laboratórios de análises clínicas devem atender a determinação da Agência Nacional de Vigilância

Information Technology background. Conceptual image for information technology, cloud computing or internet. Great for backgrounds or main image in your futuristic, networking or internet related concept design.

Sanitária - Anvisa, que prevê o uso do Certificado Digital para a assinatura digital de laudos emitidos pela internet. O objetivo é garantir a autenticidade e a integridade do documento, mas a Certificação Digital pode fazer muito mais pela área da saúde. Veja 3 exemplos:

 

1. Melhora da eficiência operacional: a Certificação Digital é a única tecnologia que possibilita a migração de 100% dos processos físicos para o digital. O Hospital Regional de Cotia (HRC) e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), geridos pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (SECONCI-SP), são exemplos. Eles integraram a tecnologia no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). "O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel", diz Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP.

 

Mauricio Balassiano, diretor de Tecnologia e Produtos da Certisign, explica que o Certificado Digital pode melhorar ainda mais a eficiência operacional dos hospitais se armazenado no celular. "Hoje, os profissionais de saúde têm a opção de utilizar o Certificado no smartphone, o que promove mobilidade e agilidade na tomada da decisão".

 

2. Segurança: processos no meio eletrônico são mais fáceis de serem administrados e rastreados, minimizam o risco de extravio de documentos e registros, reduzem o risco de interpretação errônea, por exemplo, de receitas manuscritas e, ainda, são mais seguros para os médicos e pacientes por conta da disponibilização completa do histórico do adoentado.

 

3. Sustentabilidade: "o PEP integrado à Certificação Digital elimina a necessidade do uso do papel para a assinatura/autorização de um procedimento. Todas as etapas podem ser assinadas ou autorizadas no meio eletrônico, com validade jurídica, por meio da utilização da assinatura digital, que é gerada a partir do uso do Certificado", explica Balassiano.

 

O Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por exemplo, deixou de imprimir mais de 30 mil folhas de papel por mês, depois de integrar a tecnologia ao PEP.

Share This Post

Post Comment