A Stefanini, provedora global de soluções de tecnologia, reforça sua oferta de serviços em BPO de compras com o intuito de agilizar processos e reduzir custos. O processo de BPO de compras tem início com o entendimento da terceirizada sobre os recursos que originalmente executam tal atividade, o mapeamento dos processos, atividades e tarefas pertinentes. Isso permite a identificação clara das interfaces e evidências documentais que caracterizam o início e o final da operação.
De acordo com Wander Cunha, diretor executivo de Business Consulting da Stefanini, o processo de compras envolve todas as atividades inerentes às operações do setor, desde a requisição de compra de um produto ou serviço, obtenção das cotações para as quantidades nos prazos requisitados junto aos fornecedores, apuração da cotação vencedora, a compra em si, o acompanhamento necessário ao recebimento do produto ou serviço e a liquidação financeira da requisição. “O BPO de Compras pode envolver todas essas atividades, ou apenas algumas delas. Um dos diferenciais da Stefanini é a automatização, pois, além de reduzir custos, reduz o tempo total de compras, podendo melhorar todo o ciclo produtivo da empresa”, afirma Cunha.
Antes da automatização, as especificidades dos processos são mapeadas e o perfil dos compradores é determinado. O sistema recebe a carga de informações para executar as atividades de compras de acordo com a necessidade do cliente. “Adicionalmente, a Stefanini executa projetos de strategic sourcing onde, para as principais categorias de compras, define a melhor forma de comprar reduzindo assim o volume total gasto”, completa, Cunha. Além dos especialistas trabalhando em um processo otimizado, a Stefanini provem sistemas que permitem que o serviço seja prestado com maior eficiência e preços competitivos.
O serviço é ideal para as empresas que têm a compra de produtos ou serviços como uma necessidade para a execução de suas operações e buscam automatizar seus processos de compras. Além disso, o BPO de Compras também é indicado para organizações que buscam assessoria especializada para estruturar seus processos de compras de modo a alcançar a redução de custos.
Vantagens do BPO de Compras
Além de reduzir os custos e permitir a organização dos processos, é possível apontar, entre as vantagens do BPO de compras, aumento da eficiência operacional, rastreabilidade, histórico confiável de compras, processos automatizados e auditáveis, redução de headcount, gestão de fornecedores, gestão de contratos, gestão à vista e compliance.
“A Stefanini conta, ainda, com a estrutura de seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que permite oferecer serviços especializados, com alta produtividade e automação de processos, o que, consequentemente, traz redução de custos para as operações”, diz o executivo.
A Stefanini está habilitada a fornecer sistemas de compras (ferramentas de e-procurement), mão de obra especializada (compradores) e infraestrutura (sites para a realização dos serviços). Além disso, também pode fornecer assessoria e consultoria em projetos de strategic sourcing, por meio de parceiros de negócios, entre outros serviços relacionados a essa atividade.
Sobre a Stefanini: