A IBM anunciou na última quarta-feira (24) um novo Mainframe zEnterprise BC12, chamado zBC12, para integrar tecnologias emergentes, como social business, cloud computing, mobilidade, segurança e Analytics, em uma única plataforma.
As tecnologias de computação em nuvem, mobilidade, analytics e social business foram apontadas com prioridades estratégicas de negócios para diversos segmentos de mercado, de acordo com o estudo “Tech Trends 2012” recém-divulgado pela IBM, que entrevistou cerca de 1.200 empresas de TI de todo o mundo, inclusive do Brasil.
O zBC12 tem foco nos segmentos de finanças, governo e educação.É possível que um banco ofereça serviços de mobilidade aos clientes, uma seguradora identifique e evite o pagamento de sinistros fraudulentos e agências governamentais podem interagir e servir melhor seus cidadãos ao disponibilizar aplicativos de serviços de utilidade pública na nuvem.
O zBC12 promete oferecer níveis de desempenho, flexibilidade e escalabilidade “sem precedentes”, segundo a IBM. Ele possui um processador 36% mais rápido, com 4.2 GHz de velocidade, e o dobro de memória em relação ao seu antecessor, o z114. Além disso, um único zBC12 pode gerar uma economia aos usuários de até 55% em relação a ambientes distribuídos x86.
LINUX
Outra novidade é que a IBM oferece uma nova versão baseada somente em Linux para o novo zBC12, o Enterprise Linux Server (ELS), para auxiliar empresas que estão expandindo rapidamente seus negócios. O ELS inclui hardware, um hypervisor z/VM e três anos de manutenção.
O sistema pode executar um portfólio de mais de 3 mil aplicativos Linux e os usuários podem ampliá-lo com duas novas soluções, o ELS para Analytics e o Cloud-Ready para Linux em System z, preparando estas organizações para a futura implementação de tecnologias de business analytics e computação em nuvem.