Dentre os benefícios proporcionados aos colaboradores de uma empresa, certamente um dos mais valorizado é o seguro saúde. O serviço costuma ser um dos mais onerosos para as empresas, podendo chegar de 10,1% a 20% do total gasto com os colaboradores.
Para ajudar as companhias, a Deal Seguros, corretora independente com atuação exclusiva no segmento corporativo, destaca que existem várias formas reduzir os custos dos planos de saúde empresariais e, assim, diminuir o impacto financeiro nos orçamentos corporativos.
As soluções passam pela contratação correta das coberturas, amplitude de rede credenciada, seleção do melhor produto de acordo com o perfil da empresa, até a gestão da apólice. Uma maneira bastante utilizada de reduzir o custo para a empresa é a inserção de coparticipação nos contratos- modalidade em que a seguradora/operadora recupera uma parte das despesas médicas através da cobrança de um percentual referente ao valor de consultas, exames, e em alguns casos, internações. A coparticipação também é muito importante no sentido de inibir a utilização indevida por parte dos beneficiários.
Wagner Almeida, gerente responsável pela área de benefícios da Deal Seguros ressalta a importância de se investir em prevenção, pois se os colaboradores estiverem com a saúde em dia, não haverá necessidade de realização de procedimentos nem compra de medicamentos, refletindo também na diminuição do absenteísmo. “As empresas que possuem um comitê de saúde ativo, com gestores de RH envolvidos, conseguem atingir um menor índice de sinistralidade (utilização) e melhoram sensivelmente até o ambiente de trabalho”, explica.
A conscientização dos trabalhadores, através de ações pontuais previamente selecionadas após o estudo do perfil clínico dos funcionários, também influencia positivamente na redução dos custos e na melhoria da qualidade de vida de todos da empresa. Realizar o acompanhamento mensal dos gastos, o monitoramento dos casos crônicos e complexos, bem como programas de qualidade de vida fazem toda a diferença na otimização do uso do plano de saúde pelos beneficiários, evitando altos índices de reajustes.
“Contar com uma consultoria especializada é de suma importância para a longevidade do contrato. Ações desenvolvidas junto à gestão operacional, a fim de evitar falhas que gerem gastos desnecessários tais como: exclusões de segurados que não foram efetuadas em tempo hábil e inclusões realizadas após o prazo, por exemplo, são imprescindíveis nas rotinas diárias da administração da apólice/contrato.”, conclui Almeida.