Com atuação na geração de energia eólica, a Santos Energia Participações SA é uma holding que tem como único acionista o Banco Santander Brasil. Por suas características operacionais, atuando na instalação de centrais eólicas, a empresa realiza pesados investimentos e tem a obrigação de prestar contas ao seu acionista.
“Todo o cuidado é pouco quando estamos falando sobre o tráfego de informações sensíveis da empresa. Assim, a Santos Energia necessitava encontrar uma ferramenta que possibilitasse a troca de grandes volumes de dados de forma absolutamente segura. O Intralinks Dealspace™ atende a todas as nossas demandas, inclusive na produção de relatórios detalhados e na facilidade com que essas informações chegam aos seus usuários”, comenta Haroldo Ferreira Maia Junior, Diretor Financeiro da Santos Energia.
Tradicionalmente, os bancos são reconhecidos pela necessidade de adoção de medidas extremamente confiáveis de segurança para todas as operações nas quais estão envolvidos, tanto no nível de pessoa física como no de pessoa jurídica. Seus padrões de segurança estão entre os mais elevados do mercado.
A decisão pela adoção da solução Intralinks Dealspace™ está ligada ao fato de ela preencher todos os requisitos da Santos Energia relativos à segurança e à funcionalidade, e foi facilitada por uma razão especial: a ferramenta já era conhecida na sede do Banco Santander, na Espanha.
Segundo Haroldo Ferreira Maia Junior, “os grandes bancos, como é o caso de nosso acionista, têm padrões severos de segurança e o Intralinks Dealspace™ cria um ambiente totalmente confiável para a troca de grandes volumes de informações confidenciais, tais como andamento das obras, aspectos jurídicos e documentos societários. A ferramenta protege todo o trajeto percorrido pelos dados que saem de nossa empresa para os nossos investidores”.
De acordo com o executivo, o principal benefício gerado pela adoção do Intralinks Dealspace™ é a facilidade com que a ferramenta disponibiliza aos usuários os relatórios detalhados sobre onde os investimentos estão sendo empregados. Para a confiança dos investidores é fundamental saber com precisão exatamente de que forma os recursos estão sendo alocados.
Haroldo Ferreira Maia Junior também destacou que o Intralinks Dealspace™ também permite uma redução mais do que expressiva no gasto com cópias de papéis importantes, sendo que desde a sua entrada em operação, em abril de 2012, o sistema foi responsável pelo tráfego de mais de 15.000 documentos. O Intralinks Dealspace™ hoje é utilizado por 12 profissionais dentro da Santos Energia, entre eles os diretores e os coordenadores financeiros e técnicos. Do lado dos investidores, dez pessoas empregam a ferramenta, que foi implantada sem qualquer alteração na rotina da empresa, dispensando treinamento prévio dos usuários.
“Com a adoção do Intralinks Dealspace™, os investidores tiveram reforçada a confiança na administração dos recursos e sentiram o especial valor dado pela Santos Energia à gestão transparente do negócio, que envolve recursos da ordem de R$ 300 milhões”, concluiu o diretor financeiro da Santos Energia.
Para Claudio Yamashita, diretor-geral da Intralinks para a América Latina, “a adoção pela Santos Energia de nossa solução não só trouxe maior rigor ao processo de governança mas também auxiliou a acelerar o processo de comunicação e de conclusão da operação."