A rede de varejo Magazine Luiza revelou durante o evento de computação em nuvem AWS Summit 2013, em São Paulo, que está reforçando seus serviços de computação em nuvem e storage usando soluções da Amazon Web Services. A precaução visa acelerar a velocidade da interface de usuário dos sites, bem como suportar um grande número de acessos. Ironicamente, a empresa usa soluções da Amazon para se preparar para a competição com a própria Amazon Web Services, que deve chegar ao Brasil no próximo ano.
Durante o evento, Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas da Magazine Luiza, afirmou que a empresa "é um parceiro improvável, mas extremamente fantástico". "Tínhamos o desafio de desenvolver muitas inovações com um margem de gastos limitada. Quando fazemos a liquidação de vendas no começo do ano, por exemplo, chegamos a vender o equivalente a 20 dias durante as madrugadas", disse Trajano.
A empresa oferece soluções de computação em nuvem com infraestrutura elástica. Ou seja, é possível usar os serviços da fornecedora conforme a necessidade do momento, sem precisar ter servidores ociosos, nem encarar a falta de suporte quando necessário.
"Passamos o front end do nosso serviço para a nuvem da Amazon e aguentamos bem o trafego em duas grandes promoções: a Black Friday e a liquidação de começo de ano", afirmou Trajano.
A Amazon acredita que a infraestrutura de TI elástica na nuvem seja o modelo correto para o mercado. "Os supercomputadores são muito pequenos quando precisamos deles e muito grandes durante o resto do tempo", declarou Matt Wood, cientista-chefe de dados da Amazon Web Services.
O evento gratuito sobre cloud computing AWS Summit 2013 reuniu cerca de 3,5 mil pessoas e empresas que compartilharam casos de sucesso na utilização de soluções da da Amazon.
Pingback: Evangelista da Amazon, José Papo, participa do ECM Show 2013 | Portal Information Management