​​Internet das Coisas gera oportunidades de negócios, mas exige protocolos de segurança robustos

A adoção exponencial de tecnologias abre um leque imenso de inovação, mas também de vulnerabilidade. Essa sssspreocupação é ainda maior em implementações de tecnologias disruptivas e inovadoras, como Internet das Coisas (IoT). Por isso, as organizações devem se preparar para garantir a inovação e, ao mesmo tempo, a segurança das informações. Essa discussão será levantada pela PromonLogicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação na América Latina, durante a Conferência Gartner de Segurança e Gestão de Risco.

A Internet das Coisas, por meio da qual dispositivos enviam informações para pessoas ou para outras máquinas, está sendo adotada de forma rápida e vem transformando as rotinas organizacionais e o comportamento da sociedade. Carros e ônibus conectados, linhas de produção inteligentes e automação predial são alguns exemplos reais de projetos envolvendo o conceito. Porém, essas iniciativas podem criar vulnerabilidades em relação à segurança dos dados e sistemas corporativos.

“A Internet das Coisas é uma parte importante da transformação digital pela qual o mundo está passando, mas existem riscos que devem ser levados em conta. As ramificações de uso da IoT e as variedade de dispositivos tornam ainda mais complexo o ambiente e ampliam os desafios em termos de segurança”, afirma Felipe Jordão, gerente de tecnologia especializado em segunrança da PromonLogicalis.

O executivo destaca ser fundamental que as organizações insiram em suas agendas de TI a validação de mecanismos de segurança desde o momento zero de cada projeto, em vez de adotar novas tecnologias e só depois da conclusão do projeto se debruçar sobre a necessidade das camadas de segurança. “Se preocupar com segurança no planejamento do projeto minimiza significativamente os riscos, sem barrar o desenvolvimento da inovação. Por isso, tão importante quanto implementar novas tecnologias, é definir todas as camadas de segurança que serão adotadas juntamente com elas”, finaliza Jordão.

Os principais desafios de segurança e as abordagens atualmente debatidas para mitigação dos problemas relacionados serão discutidos pelo executivo na palestra “Desafios de Segurança para a Internet das Coisas”, apresentada no primeiro dia do evento, 02 de agosto, às 14h45, na sala Ballroom 1.

Parcerias

O ambiente de negócios digitais exige um novo modelo de entrega de serviços e produtos diferenciados, demandando capacidades robustas das organizações e integradoras. Entregar projetos complexos, realizar consultoria tecnológica e oferecer serviços gerenciados são características cada vez mais importante neste cenário. Para aumentar ainda mais sua capacidade de entrega, a PromonLogicalis atua junto a parceiros que possuem ofertas complementares ao seu portfólio.

Alguns desses parceiros estão presentes no Pavilhão PromonLogicalis, na área de exposição do evento. São eles: Algosec, Cisco, Intel Security e Splunk. Além de demonstrar suas soluções no estande, os parceiros terão a oportunidade de apresentar sessões tecnológicas na área de exposição do evento.

Share This Post

Post Comment