Por José Guilherme Junqueira Dias de Souza

Segundo o dicionário Michaelis, “as·so·ci·a·ti·vis·mo – sm – movimento ou tendência dos trabalhadores
de se unirem em entidades representativas (associações de classe ou sindicatos), a fim de defenderem seus interesses”.

O associativismo é um instrumento importante para que determinada comunidade deixe o anonimato e
alcance maior expressão, seja ela social, política ou econômica.

De acordo com a Partners – “Em um contexto mais amplo, o associativismo é então a livre organização de pessoas que buscam sanar necessidades coletivas ou mesmo realizar objetivos e alcançar metas comuns a todos. E de forma mais específica, o associativismo diz respeito a uma prática social de organizar associações, que reúnem pessoas físicas ou jurídicas, que se representam mutuamente, diante dos interesses de todos os envolvidos”.

Há muito temos falado da falta de uma representatividade efetiva das empresas e profissionais ligados à gestão de documentos, informações e do conhecimento, tanto na esfera privada, fornecendo capacitação profissional, gerando conhecimento, contribuindo para o aprimoramento de profissionais e corporações potencializando seu segmento e melhorando as suas estratégias competitivas de mercado, bem como na esfera pública, participando da elaboração de regulamentações, decretos e leis, buscando a defesa dos interesses dos profissionais e das corporações do nosso segmento e, também mantendo relacionamentos com outras entidades na troca de informações, conhecimento e capacitação.

A ABEINFO – Associação Brasileira de Profissionais e Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologias
para Gerenciamento de Informação, é um Núcleo Associativo do Instituto Information Management
que tem como seus objetivos:

1. Congregar Profissionais, Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologia em torno de um interesse comum que é promover ações que visem uma melhor compreensão sobre a importância da Gestão das Informações nos negócios das organizações e como ela contribui para a melhoria da produtividade, otimização de Recursos e principalmente governança e transparência nos processos.

2. Difundir as melhores práticas, defender os interesses do ecossistema de Gestão de Informações, capacitar sua força de trabalho e discutir o impacto das novas tecnologias nas atividade das Organizações, que tanto pode acelerar como destruir um negócio.

3. Promover a integração das empresas Usuárias e Fornecedoras como forma de estimular suas atividades, respeitando todos os princípios de livre iniciativa e autonomia e cooperar para um equilíbrio das relações comerciais.

4. Empreender ações que visem valorizar as atividades das empresas Associadas e com o crescimento do mercado.
5. Promover a importância das certificações na qualificação dos profissionais e criar cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento profissional.

6. Zelar por uma Conduta Ética de Empresas e Profissionais respeitando a Legislação em vigor.

7. Defender os interesses de forma corporativa das empresas associadas perante a órgãos reguladores,
governo, outras instituições e mercado em geral.

8. Realizar pesquisas de forma recorrente para dimensionar o mercado e gerar estatísticas sobre o ecossistema de Gestão da Informação.

9. Ser a Biblioteca de Referência em Conteúdos sobre todas as Tecnologias que estão em torno do Gerenciamento de Informações.

10. Transferir conhecimentos e promover nossa indústria para usuários em outros países da América Latina por meio de Eventos.

Os segmentos de empresas e profissionais que fazem parte do escopo de abrangência da ABEINFO estão, principalmente, ligadas a Organização e guarda de documentos, BPO e Serviços de Gestão da Informação, Fabricantes, distribuidores e revendas de multifuncionais, scanners e outros produtos e equipamentos de TI, Desenvolvimento de software para gerenciamento de informações e automação de processos e empresas e profissionais ligados ao outsourcing de impressão e TI.

Hoje, as organizações sentem falta, não só de uma Associação que as represente, como, também, de um centro de referência em treinamento e capacitação, além da criação de certificações nacionais que reconheçam e preparem, para o mercado, profissionais qualificados nas mais diversas áreas de atuação, garantindo que suas práticas sigam
padrões, normas e que estejam capacitados para coletar requisitos de negócios, analisar processos, recomendar e ou desenvolver soluções e planejar implementações de gerenciamento de documentos, informações e conhecimento.

Mas uma Associação se consolida apenas com a participação de pessoas e empresas, e, com esse objetivo, convidamos você a fazer parte dessa nova fase da ABEINFO. Serão criadas novas Comissões e um Comitê Técnico com a participação dos mais renomados profissionais e empresas do nosso segmento. Também estaremos estreitando relacionamentos com outras Associações Mundiais que representam nossos segmentos, tais como FIEGI
que congrega vários países latino-americanos (com a qual já iniciamos os primeiros contatos), AIIM, Prism, dentre outras. Em breve, essas ações serão detalhadas e levadas a conhecimento de todos que queiram participar.

Enfrentaremos juntos os novos desafios que o momento atual nos impõe. Serão momentos de reinvenção, de colaboração e de fortalecimento para que possamos contribuir para a retomada dos negócios, a competitividade, a empregabilidade e a lucratividade essencial para que as empresas se mantenham ativas.

A ABEINFO estará cada vez mais a seu lado. Contamos com você.