Um dos grandes problemas que as empresas enfrentam atualmente é o gasto com papel em documentos que ficam esquecidos nas impressoras. Além de a prática prejudicar o meio ambiente, no final do mês pode representar um grande ônus para a companhia, que investe em papel e tonner que foram usados, mas acabaram esquecidos na impressora.
Pensando em uma alternativa para acabar com o gasto desnecessário desses recursos a Simpress, fornecedora de outsourcing de impressão e gestão de documentos, disponibiliza uma solução que permite a impressão de arquivos armazenados em dispositivos móveis. Com essa ação não é necessário acessar um PC.
Os documentos podem ser enviados via wi-fi ou 3G para a rede da empresa com tráfego criptografado e seguro. A impressão pode ser liberada a qualquer momento também por meio de dispositivos móveis.
Suportado por aparelhos Apple e Android, o software pode ser instalado em tablets e smartphones e também pode auxiliar funcionários a apenas liberar a impressão enviada via PC ou tablet.
A novidade funciona de maneira bem simples. Quando um profissional envia um documento para ser impresso, o arquivo fica na nuvem. Por meio do dispositivo móvel, que possui o aplicativo da solução instalado, ele consegue o acesso ao que mandou imprimir (imagem 1).
Então, pelo smartphone ou tablet, é possível escolher dentre uma lista de equipamentos a impressora ou multifuncional que executará o trabalho. Também é possível selecionar quais documentos serão impressos, de forma rápida e segura (imagem 2).
Quando as escolhas são feitas, um resumo é exibido ao usuário mostrando dados como: nome do documento a ser impresso, quantidade de páginas, possível custo com o trabalho, nome da pessoa que enviou, se é colorido ou em preto e branco, data e horário do envio, entre outras informações úteis ao usuário no momento da impressão do trabalho.
A solução não envolve custos com hardware, já que pode ser instalada de maneira rápida e fácil e ser compatível com qualquer impressora ou multifuncional; garante segurança, pois os documentos não ficarão expostos nas bandejas; agilidade, confidenciabilidade e economia de recursos, porque o arquivo só pode ser impresso quando o autor está perto da máquina e utilizar seu smartphone para liberação.