A computação na nuvem é um dos conceitos mais discutidos em tecnologia e negócios. Mas você sabe o que é cloud computing e quais são suas vantagens? A Salesforce enunciou os cinco principais aspectos sobre cloud para orientar a sua escolha.
É bem provável que você já tenha utilizado algum serviço de cloud em sua empresa, como Dropbox, Google Drive ou iCloud. Esses serviços — e muitos outros — são disponibilizados por servidores compartilhados, oferecendo a possibilidade de acesso a qualquer usuário conectado à internet .
Essa realidade faz com que os nossos trabalhos sejam aprimorados, feitos com muito mais agilidade e segurança. Com todos esses benefícios, é fácil perceber porque esse é um dos pilares do futuro da TI. Veja as principais vantagens do cloud computing:
1. Segurança
A computação na nuvem pode ser uma grande aliada para a proteção do seu negócio. Afinal, os provedores de serviços de cloud computing têm de estar sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias de segurança de dados. Dentre os mais comuns, temos a segurança do servidor físico da nuvem, a garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre e o gerenciamento de interrupções de energia.
Quer um exemplo dos riscos existentes fora da nuvem? Anualmente, cerca de 800 mil laptops são perdidos ou furtados em aeroportos. Já imaginou o que pode acontecer se algum funcionário da sua instituição entrar nessa estatística?
2. Escalabilidade
Se a sua empresa possui a infraestrutura de tecnologia dentro de casa, baseada em servidores físicos, é possível que os seus planos de crescimento sejam impactados pelos prazos de upgrade de servidores e migrações de infraestrutura. Já com a computação na nuvem, não será preciso se preocupar com mudanças rápidas no negócio, pois essa tecnologia acompanha o ritmo de desenvolvimento da organização. Ou seja, não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, a qualquer momento será possível fazer um "upgrade" ou "downgrade".
3. Redução de gastos
As áreas de Tecnologia da Informação nas empresas são sempre cobradas por reduções de custos e mais eficiência. Os diferenciais da nuvem nesse sentido são:
Infraestrutura - Com o cloud computing, não será necessário gastar altos valores com a aquisição de hardware, montagem de uma boa infraestrutura para o servidor físico e licenças de software. Afinal, o serviço oferece armazenamento de dados, ambiente de testes e aplicativos pela internet.
Mão de obra - Sua equipe não precisará perder tempo com manutenções, atualizações e configurações. Isso resulta numa equipe com um foco em assuntos específicos da empresa. E como tudo é feito remotamente, questões pontuais podem ser resolvidas de qualquer lugar, otimizando processos empresariais e gerando lucros que podem ser reinvestidos em tecnologia.
Energia - Você sabia que se todas as companhias dos EUA utilizassem a computação na nuvem, o gasto energético seria reduzido em 87%? Pois é, esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela Universidade Northwestern em conjunto com o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Isso aconteceria, simplesmente, devido à abolição do uso de servidores físicos.
4. Sustentabilidade e meio ambiente
O estudo citado acima revelou que as vantagens do cloud computing também são relacionadas à sustentabilidade, pois a emissão de gases do efeito estufa da empresa seria reduzida drasticamente porque não teria gastos energéticos com servidores físicos. Nesse sentido, a sua instituição ainda pode ir além e tentar criar uma identidade ecológica.
5. Retorno sobre o Investimento
Como não é necessário se preocupar com a infraestrutura, nem com gastos de energia elevados, além de ter uma equipe de TI totalmente focada nos processos empresariais, é provável que o retorno dos seus investimentos em tecnologia seja muito mais rápido. Afinal, tudo será disponibilizado instantaneamente.
E, assim como a equipe de TI, os gestores não precisarão se preocupar com assuntos relacionados a esta área. Isso porque tudo será administrado pela prestadora de serviços e as tarefas mais específicas serão direcionadas à equipe de TI.
Desta forma, os executivos poderão dar mais atenção aos temas centrais da companhia. Com cada equipe focada nas prioridades do negócio, é ainda maior a probabilidade de sucesso nas suas iniciativas de tecnologia baseadas na nuvem.