SAP está bem posicionada entre os principais bancos da América Latina. Segundo um levantamento feito pela empresa, 92% dos 25 maiores bancos da região usam aplicações de negócios da SAP. Além disso, 65% das instituições são usuárias de soluções de análise de dados da fornecedora.
O segmento de bancos é um dos mais relevantes para a SAP. "Somos líderes em fornecer soluções para o setor financeiro. Os mais importantes bancos usam soluções da SAP para agilizar e simplificar seus processos e ganhar competitividade", diz Tonatiuh Barradas, vice-presidente de setores estratégicos da SAP América Latina. A SAP auxilia as instituições a coletar, analisar e conectar dados estratégicos para o negócio, além de permitir que as empresas tomem as melhores decisões com base em informações credíveis. “Isso é possível com o uso da plataforma SAP HANA”, acrescenta o executivo.
De acordo com a IDC, a América Latina foi o mercado de software que apresentou o mais rápido crescimento no mundo em 2013. As estimativas mostram que Big Data e ferramentas de análise vão impulsionar o crescimento do mercado global de software nos próximos anos. Estima-se que a receita da América Latina com essas soluções atinja US$ 871 milhões em 2014 e US$ 6,59 bilhões em 2018.
Os mercados emergentes, incluindo a América Latina, responderão por 62% de receita com soluções de Big Data até 2020. Atualmente, a SAP lidera o mercado global de ferramentas de análise com uma participação de mercado de 30%.
Prioridades dos bancos
A tecnologia está mudando todos os aspectos das operações bancárias. Uma pesquisa da SAP em conjunto com a Academia Business Transformation da Basileia (Suíça), Escola de Finanças e Administração de Frankfurt e Escola de Negócios Stern, da Universidade de Nova York, aponta que 77% dos entrevistados (diretores de TI de bancos) afirmam que o maior impacto está na satisfação do cliente e na conformidade normativa.
O estudo proporcionou um entendimento detalhado das áreas tecnológicas consideradas como as mais importantes para o setor. Cerca de seis em cada dez participantes (65%) afirmaram que a mobilidade é a tendência mais importante para o futuro, seguido de computação em memória(48%) e nuvem (47%). Os entrevistados também reconhecem que Big Data e ferramentas de análise representam uma oportunidade para os bancos e conferem uma ênfase muito maior à integridade das informações. As duas principais prioridades são a abrangência da agregação de dados (84%) e a disponibilidade das informações em tempo real (62%).
Os bancos expressaram seis principais expectativas para Big Data em termos de inovação de processos:
• Permitir adaptar as ofertas às necessidades de clientes individualmente;
• Melhorar as estratégias de negociação;
• Fornecer melhor conhecimento sobre a dinâmica do mercado e aprimorar as pesquisas de mercado;
• Ampliar a capacidade de dar respostas às questões internas e externas;
• Acelerar os processos de tomada de decisão de alta qualidade;
• Identificar oportunidades para aumentar a receita e reduzir custos.
Confira o resumo do estudo, disponível no link para download