Novos ataques direcionados buscam destruir em vez de roubar

A Symantec identificou uma nova série de ataques direcionados, identificados como ataques Shamoon, que têm como foco ao menos uma organização do setor energético. A diferença da tendência atual em relação aos ataques direcionados em geral, que se concentram no roubo de informações confidenciais, é que os ataques Shamoon inutilizam os computadores infectados ao corromper arquivos críticos.

Os ataques aproveitam o malware destrutivo conhecido como Disttrack, que além de danificar os arquivos, sobrescreve os registros de inicialização das máquinas infectadas. O malware também possui uma função suicida que resulta em sua eliminação uma vez que alcança o objetivo.

As ameaças com  conteúdos destrutivos são incomuns e não é algo tipicamente encontrado nos ataques direcionados. O Symantec Security Response continuará analisando esta ameaça e compartilhará informações adicionais conforme estejam disponíveis. Vale ainda mencionar que os clientes da Symantec estão protegidos contra esta ameaça, a qual é detectada por nossas soluções de segurança, a exemplo da W32.Disttrack.

Share This Post

Post Comment