Cisco inaugura Centro de Inovação no Brasil para desenvolver soluções para mercado nacional

A Cisco anunciou nesta semana a abertura de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro, para criar soluções que atendam às necessidades do mercado brasileiro. O novo setor da empresa terá foco no desenvolvimento de soluções para as áreas de educação, desenvolvimento urbano, esporte e entretenimento, segurança pública, saúde, redes elétricas inteligentes (Smart Grid), petróleo e gás.

“A escolha da Cisco para instalar seu Centro de Inovação aqui é importantíssima, pois acontece no momento em que o Rio se estabelece como uma cidade global e como o principal pólo tecnológico do país”, afirmou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

“O Centro de Inovação no Rio de Janeiro é uma parte fundamental da nossa estratégia de investimento no Brasil para aumentar a nossa relevância no País”, disse Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.

A abertura do Centro de Inovação no Rio de Janeiro faz parte do plano da Cisco de investir mais de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos no Brasil, conforme anunciado em abril de 2012.

Segurança Pública

Com o auxílio de ecossistemas de parceiros, a Cisco pretende ajudar os clientes nos setores público e privado para proteger a população em geral e otimizar os recursos utilizados para responder a situações, melhorando a precisão e a pontualidade.

A ideia é realizar uma convergência dos sistemas de segurança, tais como sensores, vídeo, telefonia e rádios, com sistemas integrados em uma plataforma comum de Protocolo de Internet.Com isso, as autoridades responsáveis bterão informações na hora e local necessários.

Saúde

A escassez de médicos especialistas em algumas regiões, o aumento dos custos com a saúde e a crescente proporção de pessoas com doenças crônicas são alguns dos desafios enfrentados pelos prestadores de saúde no Brasil. Usando a rede como plataforma, as soluções Cisco HealthPresence® combinam vídeo de alta definição, áudio e informações clínicas para pacientes de forma a aumentar a eficiência dos profissionais de saúde e suas organizações; tornar os cuidados com a saúde acessíveis a mais pessoas; melhorar a experiência do paciente; e aumentar a disponibilidade e o fluxo de informações. O COI desenvolverá soluções específicas de saúde para o mercado brasileiro.

Educação

A Cisco acredita que tecnologia tem o potencial de aumentar o acesso à educação, melhorar a formação de professores e a aprendizagem dos alunos, um dos principais desafios para o Brasil. O foco do instituto será criar modelos inovadores de aprendizagem, melhorando a tomada de decisões e reduzindo custos com eficiência administrativa.

Desenvolvimento Urbano

O Centro de Inovação apoiará os esforços globais do Cisco Smart+Connected Communities™ no Brasil, que visam implantar as tecnologias Cisco através de uma plataforma de entrega de serviços para melhorar o acesso a serviços baseados na Internet, estimular o desenvolvimento econômico e reduzir o custo das operações do governo.

Esporte e Entretenimento

A Cisco pretende apoiar os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos com soluções para atender às necessidades específicas do País, usando a sistema Cisco® Connected Sports para transformar a natureza das experiências do esporte e do entretenimento, a partir de inovações baseadas em rede.

 Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid)

Globalmente, as concessionárias de energia elétrica enfrentam o desafio de modernizar uma infraestrutura obsoleta e envelhecida para apoiar a entrega de um serviço mais confiável e eficiente. A Cisco e seus parceiros estão ajudando a indústria de energia a modernizar a geração, a distribuição e o consumo de energia com soluções de comunicação altamente seguras, confiáveis e escaláveis.

O Cisco Smart Grid permite que as concessionárias de energia e outras organizações do setor elétrico construam redes altamente seguras com base IP para administrar de forma eficiente a demanda de geração, distribuição, armazenamento e consumo de eletricidade. Com a convergência de sistemas de rastreamento e controle em uma única rede IP, a indústria pode reduzir despesas operacionais e ajudar a garantir que as operações de rede e gerenciamento de tráfego tenham alta prioridade. A rede de convergência também permite que as interrupções de serviço sejam reduzidas bem como o tempo necessário para responder, identificar, isolar, diagnosticar e reparar falhas.

Petróleo e Gás

O principal objetivo das empresas de petróleo e da sociedade é explorar reservas de petróleo de forma sustentável, com segurança e com máxima eficiência. As soluções de petróleo e gás da Cisco desenvolvidas no Rio de Janeiro terão um papel fundamental no aumento da produtividade e eficiência operacional em exploração e produção.

Por exemplo, a Cisco estimula a colaboração entre equipes de campo onshore e offshore e ajuda a promover o envolvimento remoto de especialistas em atividades de missão crítica. Com as soluções de arquitetura de rede integrada e colaboração da Cisco, a cadeia de suprimentos de petróleo se torna mais eficiente do poço até a bomba.

Share This Post

Post Comment