A redução de custos não é mais a única motivação de empresas que terceirizam serviços de TI. A tendência foi comprovada por um estudo global da IBM, apresentado em novembro de 2013, que ouviu 1351 executivos, entre eles, gestores de TI do Brasil. Segundo a pesquisa, 39% dos líderes de TI citam que a terceirização trouxe resultado concreto para os negócios e apenas 7% ainda enxergam a terceirização como mera fonte de redução de custos nos negócios de outsourcing de infraestrutura, aplicativos e processos de negócios.
Estabilidade e segurança foram algumas das vantagens destacadas pela Orsegups Participações S.A, ao adotar em novembro de 2013, serviços gerenciados de firewall as-a-service e wifi da Teltec Solutions. De acordo com o diretor de TI da Orsegups, Giliardi dos Santos, é possível perceber o aumento na produtividade dos colaboradores, com o uso da ferramenta de segurança de rede. “Uma vez que não há paradas, reboots ou má configuração das políticas de segurança, a produtividade cresce, pois focamos em áreas mais sensíveis”, explica. A empresa conta com cerca de 12 mil colaboradores e 40 mil clientes, em diversos segmentos econômicos.
De acordo com o diretor, a Orsegups conseguiu ampliar o atendimento aos usuários, tanto colaboradores, como clientes, por meio dos serviços gerenciados de wifi. “Além de não termos problemas com a rede sem fio, a entrega dos relatórios e a performance diária nos dá a garantia do serviço prestado”, conta Santos, que também destaca a importância da proatividade, rápido retorno e o nível técnico do suporte da integradora.
Para o diretor técnico da Teltec Solutions, Rafael Araújo Silva, a terceirização de serviços de TI também é impulsionada pela maturidade atingida pelas empresas. “Muitas delas já estão enxergando a TI como um meio central para os negócios e, sobretudo, um diferencial competitivo”, observa.