Tecnologia iKnow chega ao Brasil

A InterSystems passou a disponibilizar no mercado brasileiro a versão em português do iKnow, sua nova tecnologia de busca em bases de dados não estruturados. Desenvolvido para fazer buscas textuais em documentos não formatados presentes no banco de dados InterSystems Caché, o iKnow possibilita ao usuário descobrir conceitos e interconexões entre dados e informações mais avançadas em relação aos mecanismos de busca convencionais.

Criado por profissionais da área de linguística, o algorítimo de busca do iKnow avalia a relação entre as palavras, verbos e assuntos buscados e indexa as informações não estruturadas presentes em diferentes documentos da base de dados, para fazer correlações e trazer resultados práticos para os usuários dos bancos de dados InterSystems Caché.

Eduardo Cavaliere, gerente de vendas da InterSystems enfatiza que a principal vantagem do iKnow sobre as técnicas convencionais de análise qualitativa é que a ferramenta não requer um dicionário ou ontologia pré-definido. "As buscas feitas pelo iKnow realizam correlações muito mais baseadas no contexto da palavra ou termo buscado do que em sua ocorrência",diz. Ele ressalta que a solução será de grande aplicação em diferentes áreas, inclusive no segmento de saúde, que é um dos principais focos de negócio da InterSystems no Brasil. "Os médicos podem usar o iKnow para fazer uma correlação dentro de um registro eletrônico de saúde de um paciente para saber se há alguma relação entre pressão alta e dor de cabeça, por exemplo", afirma Cavaliere.

Share This Post

Post Comment