6 atitudes que preservam sua privacidade online

6 atitudes que preservam sua privacidade online

Muito tem se falado em privacidade na internet nos últimos meses, a partir de notícias sobre vazamento de dados pessoais e abusos no compartilhamento de informações fornecidas a empresas com terceiros.

Esses fatos fizeram muita gente perceber o quanto estamos expostos na rede. Tudo, absolutamente tudo que você faz em seu computador é registrado se você não estiver usando a proteção adequada, e pode cair em mãos erradas.

É comum hoje em dia ver as pessoas compartilhando tudo de suas vidas nas redes sociais, seja no Facebook, Whatsapp ou Instagram. O recomendado é pensar melhor no que você publica na internet e nas permissões que você dá a aplicativos e sites (sim, é preciso ler os termos de uso). A internet facilitou muito nossas vidas, mas isso tem um custo, que é a perda da nossa privacidade se não soubermos nos cuidar adequadamente.

Quando temos que nos proteger de empresas, parece que não há muito o que fazer. Confiamos em que provê o serviço, acreditando que estão fazendo tudo o que podem para nos proteger, o que nem sempre é verdade.

O que podemos fazer é nos informar sobre as medidas de segurança e preservar nossos dados da melhor forma possível. Veja a seguir as dicas dos especialistas do VPN Confiável sobre o que você deve fazer para se proteger online.

1. Não diga na internet nada que você não falaria para um estranho
Pode parecer um exagero, mas isso é realmente importante. As pessoas se acostumaram a falar tudo o que pensam quando estão online, como se estivessem anônimas, mas a história não é bem essa. Todo mundo pode ver o que você posta, e muitas pessoas já sentiram essa exposição na pele ao terem informações e fotos pessoais vazadas, ou enfrentando problemas na Justiça por conduta ofensiva, calúnia e outras agressões.

2. Não compartilhe fotos sem permissão
A internet não é terra de ninguém. Não caia na furada de postar uma foto sem dar o devido crédito ao fotógrafo, e jamais use imagens de terceiros sem permissão, muito menos para criar um perfil fake para “stalkear” seu ex. Isso é crime.

3. Certifique-se de sempre deslogar de suas contas quando terminar de usar o computador
Parece óbvio, mas não é. Sempre saia de suas contas se você quiser evitar que suas informações caiam nas mãos de alguém com más intenções. Por mais que seu celular ou computador estejam relativamente seguros, tudo pode acontecer, desde alguém roubá-los até uma pessoa de sua confiança acessar os seus dados.

4. Use senhas consideradas fortes, e nunca use a mesma para tudo
Esse erro é muito comum: usar a mesma senha para tudo. Se for preciso, anote suas senhas em um lugar seguro ou conte com um gerenciador de senhas, mas nunca use a mesma para todos os sites e serviços utilizados. Vale lembrar também que senhas precisam ser fortes, com letras, números e caracteres especiais. Nada de “nomedamãe123”.

São ações simples de seguir; o mais difícil é desenvolver hábitos mais saudáveis na internet para ajudar a prevenir qualquer risco de ter seus dados compartilhados.

5. Troque o Whatsapp pelo Telegram
O Telegram não foi criado para dar lucro, de acordo com o FAQ da empresa. Portanto, ao menos por enquanto, as mensagens dos usuários não são lidas para conhecer hábitos e mostrar anúncios compatíveis. Ele é mais sigiloso e oferece um “chat secreto”, que permite conversas com maior privacidade. Diferentemente do rival, o aplicativo é baseado na nuvem, ou seja, seus dados não precisam ficar armazenados no seu dispositivo.

6. Use um servidor VPN
Uma das coisas mais importantes é começar a usar um servidor VPN (Virtual Private Network) para encriptar todos os seus dados sempre que você acessar a internet. Um VPN, na verdade, é uma espécie de rede privada virtual, como o próprio nome diz. O VPN filtra tudo o que você faz online, criptografa seus dados e depois envia para o servidor da sua conexão, o que amplia a segurança.

O VPN é extremamente importante para acessar uma rede Wi-Fi que não seja protegida, já que ele serve como uma espécie de “escudo” contra qualquer tentativa de roubo de dados, e para navegar na Deep Web.

Ainda, um VPN muda completamente o endereço de IP, o que ajuda a burlar qualquer tipo de bloqueio geográfico na internet, ou censura do governo.

Não esqueça, porém, que o VPN não faz milagres – todas as dicas de segurança que demos antes continuam importantes para que você se proteja da melhor forma possível contra ataques e invasões indesejadas.

Fonte: https://inforchannel.com.br/6-atitudes-que-preservam-sua-privacidade-online/

Share This Post

Post Comment