Relatório apresenta análise detalhada da capacidade de tecnologia móvel

“Banda larga móvel sendo aderida em massa por novos usuários, novas redes de alta capacidade, terminais avançados e mais de um milhão de aplicativos móveis são os principais fatores que fazem o mercado de banda larga móvel continuar em grande expansão”, afirma Peter Rysavy, Presidente da Rysavy Research e autor do novo relatório divulgado pela 4G Americas, Explosão da Banda Larga Móvel: a Evolução Sem Fio 3GPP. “Atualmente a banda larga móvel representa o melhor papel em termos de inovação, tecnologia de computação, Internet, redes e software”, completa.

O relatório, desenvolvido pela Rysavy Research, apresenta a evolução e a capacidade das tecnologias HSPA e LTE, além de suas posições em relação às principais tecnologias concorrentes. Além disso, o estudo aponta o papel dessas tecnologias no planejamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), roteiro que conduz à International Mobile Telecommunications - Advanced (IMT-Advanced) e além.

O relatório destaca que além da presença geral de HSPA no mercado, os principais desenvolvimentos em 2011 incluem: a rápida implementação de redes LTE; smartphones com novos e avançados recursos; a disponibilidade de milhares aplicativos móveis em diversos ecossistemas de dispositivos; o amadurecimento de novos dispositivos como tablets; e uma melhor compreensão do que o setor precisa fazer para lidar com o crescimento exponencial da demanda por dados. Ao longo do ano passado, a necessidade de obter espectros adicionais com harmonização internacional ficou ainda mais urgente, resultando em uma série de novas iniciativas por parte da indústria e do governo.

Share This Post

Post Comment