O mundo dos profissionais na atualidade está cada vez mais focado em cibersegurança ou cyber security. A preocupação em proteger os sistemas de tecnologia da informação contra roubo ou danos a softwares e interrupções de serviços, assim como o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desperta o interesse de diversas áreas. Segundo relatório da Information Services Group (ISG), as empresas estão alterando seus processos e tecnologias diante desse cenário. Oferecer soluções para essas demandas é o objetivo de parceria entre a Escola de Negócios e Seguros (ENS) e a IBM.
“Com o aumento do número de usuários diversificados que utilizam dispositivos online desprotegidos, há a percepção no Brasil de que os ataques cibernéticos cresceram durante a pandemia. Abriu-se uma janela para os crimes cibernéticos e essa parceria preenche uma carência de formação dos mais diversos profissionais que estão preocupados com a manutenção de seus negócios em diferentes hierarquias”, comenta o diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto.
Resultado da parceria, o curso Cyber Security para Gestores abordará temas como Segurança Móvel e IOT, Segurança de Dados e em Nuvem. Outros assuntos como Segurança de Rede e Soluções de Inteligência em Segurança também fazem parte do conteúdo ministrado em aulas online e ao vivo. A estratégia da ENS é oferecer um programa de requalificação com o intuito de aprimorar conhecimentos, otimizando a gestão e tomadas de decisões.
As escolhas das áreas contempladas pelo programa de ensino têm relação com as demandas do mercado. De acordo com estudo do IBV, nos próximos três anos, 120 milhões de profissionais das 10 maiores economias do mundo terão que passar por um processo de treinamento e requalificação como resultado do desenvolvimento em inteligência artificial e novas tecnologias.
Parte do curso será ministrada na Sala do Futuro, novo ambiente de ensino que será inaugurado pela ENS em sua Unidade de São Paulo. Trata-se de uma sala de aula virtual com telas de altíssima resolução e software de controle online em tempo real, tudo de última geração. Na sala, a primeira da América Latina com tais características, será possível conectar pessoas ao mesmo tempo, de qualquer parte do mundo, em aulas que podem acontecer até mesmo na própria empresa interessada.
"É nossa missão possibilitar a requalificação dos profissionais para atender às demandas tecnológicas atuais e futuras. E encontramos na ENS uma parceira também empenhada em melhor formar gestores, para avançarmos em nossa meta, a partir de um projeto tão importante como este", afirma Alcely Strutz Barroso, líder de Programa Globais para a Universidade da IBM na América Latina.