“Desafio não é gerar conteúdo, é tirar proveito dele”

“Desafio não é gerar conteúdo, é tirar proveito dele”. O alerta foi dado pelo consultor e diretor da Imageware, Walter Koch, na palestra de encerramento do ECM Show 2012 “De Gutenberg à Zuckerberg”. De acordo com o especialista, o volume de dados gerado atualmente é grande e só tende a crescer de forma monumental. O problema é conseguir extrair informações relevantes para transformar o negócio, considerando que hoje elas estão em ambos os lados das relações.

“Enquanto na época de Gutenberg o conteúdo era criado e enviado, hoje, na época de Zuckerberg, as pessoas são chamadas para compartilhar e colaborar na criação dele”, explica Koch. Com essa mudança, os desafios são: engajar as pessoas, cuidar da segurança, saber usar a cloud computing e as redes sociais na linguagem que o público aceita e trazer benefícios para o negócio.

Para Koch, o mercado já está sentindo a falta de profissionais que entendam essas necessidades e requisitos. “Não é mais uma questão de entender só de tecnologia”, diz. O profissional precisa saber trabalhar com informações tanto em papel quanto digital, a hora certa de digitaliza-las, estruturar o programa de governança da informação, além de entender onde redes sociais, Big Data e mobilidade podem trazer benefícios para as empresas.

 

Share This Post

Post Comment