O ECM e a avalanche de novas informações

O ECM efetivo conduzindo as empresas inteligentes em meio à avalanche de informações. Este foi o tema da apresentação de abertura do ECM Show 2012, que ocorre na capital paulista, nos dias 18 e 19 de setembro, ministrada pelo presidente da AIIM, John Mancini. Durante a palestra de abertura, o executivo discutiu o crescimento explosivo da informação, seus riscos e as oportunidades associadas a este ao aumento de informação gerada.

A mudança para sistemas de engajamento (redes sociais) aumentou drasticamente a complexidade e o volume de dados e informações que devem ser geridos dentro de das organizações. Diante desse cenário, as empresas são confrontadas com a percepção de que nem tudo pode, ou deve, ser guardado para sempre, devido ao risco de litígios associados à política de “guardar tudo” e por causa dos custos envolvidos nesse processo.

Simultaneamente, existe um interesse crescente sobre o valor que está escondido em toda esta informação, bem como quais são as novas ferramentas que devem ser usadas. Segundo Mancini, quando as empresas pensam sistemas de gerenciamento de informação, é preciso que elas sejam rápidas, pois o desafio é saber como se pode integrar sistemas de informação com a dinâmica da evolução tecnológica. Hoje temos implicações muito desafiadoras para quem se preocupa com conteúdo, gerenciamento e segurança.”

Ao lidar com este conflito, as organizações devem enfrentar o fato de que a gestão da informação, feita de forma eficaz e em grande escala, é uma prioridade estratégica, exigindo novas ideias e abordagens.

Essa dinâmica esta andando em alta velocidade, e é necessário adaptar os processos de negócios para esta realidade. Um exemplo dado pelo executivo foi a quantidade de celulares utilizados no mundo atualmente. Hoje existem mais aparelhos do que pessoas no mundo. “No futuro a tendência de navegação na internet será por meio de algum dispositivo móvel, como smartphones ou tablets”, acrescenta Mancini. De acordo com ele, a interação, colaboração, ideias e conversas são exemplos da informação no sistema de engajamento de hoje.

“A revolução que esta começando será muito maior do que a que ocorreu no passado e o desafio do setor será desenvolver tecnologias para que as empresas enfrentem essas mudanças”, completa Mancini.

Share This Post

Post Comment