Quais as vantagens da automação de respostas?

Quais as vantagens da automação de respostas?

Para Renato Torres, as empresas que fazem uso dessa tecnologia estão otimizando tempo e ganhando escala

Atualmente, são muitas as empresas que aproveitam as possibilidades oferecidas pela tecnologia para otimizar o tempo da equipe e agilizar o atendimento. A implantação de chatbots ou respostas automatizadas passou a ser cada vez mais frequente. Quem nunca se deparou com as respostas de um “robô” ao fazer perguntas para o banco, o plano de saúde ou outros estabelecimentos? Mas será que tornar as respostas automáticas realmente tem vantagens?

Para Renato Torres, especialista em Marketing, a automação de respostas traz diversos benefícios. O primeiro deles é o aumento de eficiência. “Com a automação é possível realizar tarefas repetitivas de forma mais rápida. Ou seja, a empresa economiza tempo e recursos e ganha escala. Depois, podemos falar em redução de erros, já que automatizar as respostas garante um padrão nas informações oferecidas e reforça a consistência da marca ”, avalia.

Outro ponto importante, segundo o especialista, é que quando a empresa automatiza as respostas, ela passa a oferecer um atendimento 24 horas sem depender de funcionários humanos para isso. “Um chatbot pode estar disponível de forma integral, ajudando os usuários a tirarem dúvidas gerais e prestando informações de forma rápida, no momento em que eles precisam”, aponta.

Para Torres, também é importante considerar a economia de custos gerada pela menor necessidade de contratações para realizar os atendimentos. “Obviamente, nem todas as situações podem ser resolvidas com automação, por isso um chatbot não deve substituir completamente o atendimento humano, mas pode ajudar muito, especialmente quando já existe um padrão de perguntas que costumam ser feitas o tempo todo”, afirma.

O especialista explica que, quando a empresa investe em automação, pode deixar que os funcionários passem a se concentrar em tarefas mais criativas e não repetitivas. “Enquanto os sistemas cuidam das respostas instantâneas, a equipe pode pensar em como melhorar a experiência do cliente. A empresa deixa de perder tempo com tarefas que podem ser feitas de forma automática”, analisa.

Outro ponto importante, segundo Torres, é que, ao optar pela automação de respostas, as empresas também conseguem coletar dados importantes sobre os clientes e integrar os sistemas a outras ferramentas de análise. “Tudo isso colabora para entender melhor o consumidor e melhorar cada vez mais a sua experiência”, finaliza.

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