No painel de hoje, Susana Batimarch, editora da revista e do portal Information Management, moderou a discussão acerca de segurança na gestão de documentos em papel e também, os digitais.
Hernán Armbruster, vice-presidente da Trend Micro no Brasil, e um dos convidados do painel, apontou alguns exemplos de grandes empresas que sofreram ataques, ou tiveram seus dados roubados. Segundo ele, o acesso fácil a uma rede ou na nuvem facilita a ação criminosa muito mais do que o furto de um documento físico.Quando questionado acerca da diferença entre os criminosos que furtam dados e os que agem “nas ruas”, Armbruster afirmou que ambos são criminosos é apenas a técnica que muda.
Cinthia Freitas, mestre em Informática Industrial, enfatizou que falta conscientização na população que muitas vezes acessam seus dados em locais que não são seguros, assim se expondo a qualquer tipo de crime.Armbruster comenta, “As empresas protegem mais os dispositivos do que os dados que constam dele”. Ele afirma que os dados que são armazenados na nuvem e podem ser acessados em qualquer dispositivo merecem maior cuidado.