OpenRAN@Brasil lança plataforma de teste e experimentação

OpenRAN@Brasil lança plataforma de teste e experimentação

RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) estão em busca de interessados em utilizar o testbed (plataforma de testes) do programa OpenRAN@Brasil para experimentos envolvendo pesquisa, educação e inovação. As propostas podem ser submetidas por meio deste formulário.

Os testbeds são laboratórios especializados que reproduzem condições reais de operação das redes de telecomunicações, permitindo que pesquisadores e desenvolvedores testem e validem diferentes componentes e funcionalidades em um espaço seguro, onde novas ideias podem ser exploradas sem interromper as operações das redes comerciais.

Criado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa OpenRAN@Brasil visa acelerar o desenvolvimento do ecossistema de redes abertas e desagregadas a partir de pesquisa, inovação e capacitação em tecnologias e aplicações em 5G. Liderada pela RNP e pelo CPQD, a iniciativa tem como objetivo aumentar a disponibilidade e o desempenho dessa rede a fim de garantir a democratização do acesso em todo o país.

Propostas

Por meio do formulário de submissão, os proponentes deverão disponibilizar informações como objetivo, duração e recursos necessários para o experimento. As propostas serão avaliadas por um comitê especializado, que determinará a possibilidade de atender ou não ao pedido de utilização da plataforma.

Para mais detalhes sobre o testbed, como arquitetura, domínios tecnológicos e aplicações, acesse este link.

Share This Post

Post Comment