Quem não é visto não é lembrado – a importância de estar em multicanais na internet para geração de negócios

Quem não é visto não é lembrado – a importância de estar em multicanais na internet para geração de negócios

Nos dias de hoje, todas as empresas, não importa o setor, entendem a importância de estar no ambiente digital. No entanto, poucas estão em multicanais e são achadas de forma fácil quando buscadas na Internet, o que acarreta em grandes perdas de negócios. Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Boston Consulting Group (BCG) em 2018, que apesar de quase todas as empresas adotarem o discurso digital, apenas um número relativamente pequeno delas está realmente explorando o potencial de uso de dados e analytics em marketing para a transformação da jornada dos clientes e personalização de ofertas e sua ativação.

Segundo os dados, a maioria das empresas (55%) ainda se encontram em estágio emergente, enquanto 37% são apontados como conectados, 6% nascentes e, em pleno aproveitamento (ou multimomento), somente 2%.

"Os números apresentados há 2 anos mostram que 98% das empresas não estavam em multicanais e hoje, mesmo depois da pandemia, a maior parte das companhias não usam mapas e listas da internet de forma integrada, comprometendo muito o desenvolvimento do negócio", observa Felipe Caezar, CEO da startup HubLocal, que é hoje uma das empresas com maior expertise sobre o tema no Brasil.

O executivo explica que cada sistema de busca e cada aplicativo no mercado possui diretrizes diferentes, e que por isso é preciso entender todos os sistemas e compreender o que faz com que a empresa se torne mais visível. "Se formos fazer um paralelo, a gente trabalha para que nossos clientes, se fossem buscados no Google, por exemplo, aparecessem sempre nos primeiros resultados", fala.

A Hublocal trabalha em diversas plataformas para garantir os bons resultados nas buscas por seus clientes ou as áreas onde eles atuam. Entre elas estão Google Maps, Facebook Places, Apple Maps, Bing Maps, Linkedin Pages, Foursquare, Yelp, Waze, Whatsapp Locations e mais de 50 outras plataformas parceiras da ferramenta.

"Basicamente, se o consumidor procurar pelo meu cliente ou sua área de atuação, não importa a plataforma, ele vai encontrá-lo-lo", afirma Felipe.

No entanto, ter mais visibilidade no mundo digital também tem seus desafios, conforme observa Rodrigo Coifman, cofundador da startup. Ele corrobora com os especialistas do BCG afirmando que existem entraves que impedem à transformação das empresas brasileiras em direção à maturidade multimomento. Segundo a pesquisa, as dificuldades incluem desde dimensões técnicas, como a baixa interligação de fontes de dados, até aspectos organizacionais e de colaboração, que limitam o potencial trazido por um maior amadurecimento da função de marketing.

"O que fizemos na HubLocal foi resolver esses entraves que impedem as empresas de estarem presentes em multicanais, fazendo a integração de dados em um só lugar, a automatização de processos repetitivos, o gerenciamento otimizado e a mensuração de resultados por cada canal gerenciado" afirma Rodrigo.

Todas as estratégias de otimizar mapas e listas da internet vão impactar de forma positiva o SEO, e com isso, as chances de conseguir mais visitas no ambiente digital, gerando mais negócios são bem maiores, já que a função dessas táticas é ajudar o Google a enxergar as marcas.

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