“É preciso obter vantagem estratégica com a informação”, recomenda o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos (ABGD), Eduardo Gutierrez, ao apontar a mineração de dados - modelo que analisa e junta uma grande quantidade de dados em busca de respostas para padrões de mercado - como a maior tendência do segmento, em congresso realizado em São Paulo.
Para a completa prestação de serviços, “não podemos ficar presos às informações dos clientes que estão apenas sobre a nossa gestão. Devemos coletar dados de outros meios, como redes sociais e orgãos de crédito, por exemplo. Essas informações compiladas para o cliente têm um valor muito maior”, explica o presidente da entidade.
Além de prover às empresas de informações estratégicas sobre o comportamento do mercado e dos consumidores, a ferramenta também serve para a tomada de decisões em tempo real. Aponta, por exemplo, quais lojas de uma rede comercial acumulam prejuízos por produtos ou linhas de negócios, quais regiões do País são mais lucrativas, o que facilita realinhamento de operações em tempo real, antes de aumentarem os prejuízos.
A mineração de dados, também conhecida como “Data Mining”, tem sido considerada um modelo eficaz de gerenciamento de informação, utilizada no intuito de facilitar o acesso e a organização às estruturas de inteligência empresarial que auxiliem em decisões de trabalho e formas de atuação nos negócios. Seu objetivo é extrair informações válidas, abrangentes e até mesmo desconhecidas de uma ampla base de dados.