Com a globalização, diversos setores criam soluções para se adequar à era digital no trabalho. Seja sustentável ou tecnologicamente, as empresas já se deparam com novos modelos de documentação, por exemplo. No Brasil, uma das adaptações surgiu com a busca pela integração e modernização do recolhimento de tributos, por meio da nova nota fiscal eletrônica. A empresa multinacional criou o GATE Virtual da Sawluz, solução que atende em tempo real os processos da NF-e – dados básicos, tributários, fiscais e aspectos logísticos até o armazenamento da mesma em um sistema seguro.
Conhecida como NF-e, ela substituiu as antigas, feitas no papel, prevenindo fraudes de informações. O projeto já instituiu grandes mudanças no processo de emissão e gestão de informações fiscais. Segundo dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), o país foi responsável pela emissão de quase 2,4 milhões de certificados digitais durante o ano de 2011. “Hoje, essa é a garantia de controle do setor contábil e fiscal em empresas de diversos portes”, diz Werter Padilha Cavalcante, CEO da Sawluz.
A idealização do GATE Virtual surgiu com os eventos previstos pela segunda geração da NF-e e consolidou-se a partir de um projeto piloto instituído pela SEFAZ, em um grupo de seis grandes empresas no país. Uma delas já era parceira da Sawluz em questões de Documentação Fiscal Eletrônica e intercâmbio eletrônico de dados (EDI) - Electronic Data Interchange, em inglês. “O sucesso da ferramenta desenvolvida chamou a atenção pela conclusão do processo dentro do prazo planejado e conquistou a aprovação dos órgãos governamentais para os avanços do sistema”, explica Padilha.