Mais produtividade no Varejo com RPA – Robotic Process Automation

Mais produtividade no Varejo com RPA – Robotic Process Automation

Você sabe que as experiências positivas durante todas as fases de compra é a chave para a fidelização e retenção do cliente, e que processos impessoais e ineficientes têm um impacto negativo na relação com o cliente. Nas empresas, há várias maneiras de melhorar a experiência do cliente que resulta num retorno significativo, e cada empresa precisa de melhorias contínuas implementando adequações em seus processos que atendam as necessidades dos clientes e aos objetivos do empreendimento.

Um dos tópicos importantes dos últimos anos foi e é RPA, Robotic Process Automation, e esta pode ser a solução para os seus desafios. De acordo com um estudo do Gartner, estimou-se que até este ano, 2020, 90% das organizações de grande e médio porte terão pelo menos um processo sendo executado por scripts de robô em plataforma RPA.

Em suma, o RPA automatiza tarefas tediosas e repetitivas, confiando-as a bots (agentes executores de scripts) executando Scripts (ações encadeadas passo a passo) de tarefas de um processo. Com a plataforma RPA, as empresas podem melhorar a produtividade, a disponibilidade e a qualidade dos serviços, bem como acelerar tarefas e resultados, melhorar a padronização e a precisão.

A automação simula as ações humanas repetitivas e maçantes

Em um mundo onde os clientes estão mais dinâmicos, bem informados e migrando para compras online, a interação é rápida e a demanda por um bom atendimento é questão de sobrevivência, e implica oferecer a melhor experiência ao cliente que interage cada vez mais, e as informações organizadas e disponíveis são suportes às estratégias e ações para as empresas que pretendem ser mais competitivas no mercado.

As plataformas RPA estão sendo cada vez mais adotadas por organizações com o objetivo de produtividade. Uma desses segmentos é o varejo. Neste artigo, destacamos como seu empreendimento pode se beneficiar da implementação do RPA.

Destacamos 4 áreas comuns no varejo que podem se beneficiar do RPA

1. Suporte e Atendimento ao Cliente em Call Center

O bom suporte e atendimento ao cliente é um dos diferenciais que conta em qualquer negócio. Os varejistas confiam que o bom nível de atendimento e serviço desempenha um grande papel na fidelização e retenção dos Clientes.

A automação com a plataforma RPA pode ajudar os varejistas a melhorar o atendimento ao cliente de várias maneiras.

Por exemplo: um tipo comum de automação usado por muitos varejistas de e-commerce são os chatbots, que permitem aos clientes interagirem com um robô para obter respostas às perguntas mais frequentes, “qual é o estágio de meu pedido?” ou adiantar-se e enviando uma comunicação a cada evolução ou alteração do estágio da compra.

O RPA pode ser implementado em toda a jornada de compra do cliente, desde a consulta do pedido até a entrega e suporte. Alguns exemplos típicos do uso de RPA são a capacidade de automatizar atualizações de pedidos para clientes, sendo capaz de orientar seus agentes de call center e reduzir o tempo médio de atendimento durante as ligações. Além disso, também pode auxiliar na automação de pedidos, devoluções e reposições junto aos seus fornecedores terceirizados.

É comum que os agentes do call center trabalhem com vários sistemas dependendo da solicitação e consulta da chamada. O benefício de ter RPA é que você pode ter um robô atualizando e equalizando as informações em vários sistemas, sem que o atendente tenha que repetir as atualizações de informações em vários sistemas. Pense em todo o tempo e dinheiro que você pode economizar automatizando algumas das tarefas repetitivas!

2. Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento

O gerenciamento eficiente da logística e da cadeia de suprimentos permite que as organizações de varejo transfiram produtos dos fornecedores aos clientes rápida e precisamente. Entre esta transação, existem vários processos envolvidos, tais como, monitoramento de estoque, suporte ao cliente e rastreamento de pedidos, para citar alguns. Todos esses processos dependem de humanos no back office, e é por isso que a cadeia de suprimentos é um alvo popular para aplicação de automação RPA.

A implantação de RPA não apenas melhora o nível de serviço ao automatizar tarefas mas também a comunicação entre todas as partes envolvidas nos vários estágios do processo, permitindo que você mantenha automaticamente os níveis de estoque ou até mesmo gere alertas úteis quando os estoques estiverem baixos.

Além disso, você pode usar a automação RPA para examinar os dados históricos para abordar e calcular o nível certo de estoque que você deve ter no local ou em distribuição, para melhorar a aquisição e reduzir desperdício e custos de estoque. Em última análise, permitirá que você reduza os custos de produtos e aumente a satisfação de seus clientes.

3. Gestão de ERP

O RPA é considerado uma solução de longo prazo para uma organização com um alto ROI e, portanto, as organizações procuram crescer rapidamente. Um dos principais desafios do scaling up é o suporte e manutenção das soluções automatizadas, uma vez que não existe um plano adequado implementado ou os desenvolvedores são forçados a suportar as soluções existentes, forçando o programa de automação a superar esse desafio.

Conforme a empresa cresce e dimensiona suas operações, os robôs muitas vezes precisam ser atualizados para versões em novos patamares de aderência. Ao terceirizar sua funcionalidade de suporte e manutenção, seu parceiro pode gerenciá-los para proteger seu investimento e garantir que estejam operacionais e ajustados, otimizando mais seu ROI.

4. Business Intelligence

Como você deve ter entendido nas áreas de oportunidades anteriores, o maior benefício da automação RPA é que as ações anteriores que ocorreram podem ser executadas repetidamente no futuro, sem esforço manual. Você pode usar a plataforma RPA para ter vantagem competitiva sobre outros varejistas, como p. e. em análises de vendas e marketing . Isso é crucial quando está planejando campanhas de marketing, promoções comerciais ou mesmo para tomada de decisões em lançamentos de produtos, pois pode disponibilizar acesso a informações em relatórios de análise de dados em tempo real sobre o comportamento de seus clientes potenciais.

Os robôs também podem ler dados de vendas históricos e em tempo real para criar relatórios úteis, e ajudar sua empresa a determinar tendências de demanda ou necessidades de fornecimento, que ajudarão você no planejamento. Essas informações úteis podem ser usadas para tomar decisões e atender e dar suporte ao cliente, bem como a capacidade de gerenciamento dos fornecedores.

A categorização do produto é outra função importante para o varejo. Os clientes continuam a não conseguir encontrar produtos online devido à essa categorização. Você pode aproveitar a automação RPA para incluir atributos, categorizar produtos online e mostrar mais precisamente o que o cliente está buscando, isso torna a experiência do cliente perfeita. As oportunidades de automação RPA no varejo são imensas e você deve aprimorar seu radar e pensar em implementar a tecnologia o mais rápido possível, caso ainda não tenha iniciado sua jornada com automação em plataforma RPA.

Benefícios

Conforme mencionado acima, a implantação da tecnologia de plataforma RPA pode melhorar a produtividade e a qualidade do serviço. Com os robôs cuidando das tarefas repetitivas, e os colaboradores podem se concentrar no negócio e em tarefas complexas, analíticas e estratégicas. Aqui estão alguns exemplos de benefícios da plataforma RPA e por que você deve pensar em implementá-la em sua empresa:

• Melhora a conformidade pela abrangência e padronização da aplicação

• Conclui processos com precisão e disponibiliza resultados e informações tempestivamente

• Reduz despesas e permitindo economia de custos

• Melhora gerenciamento de estoque

• Permite implementar índices chaves de desempenho e auditoria

• Possibilita que usuários desenvolvam multitarefas simultâneas

• Melhora a integração de aplicativos

• Diminui os riscos de operações e entrega

As primeiras empresas que adotaram a automação RPA estão colhendo os benefícios que a tecnologia pode oferecer. Especialmente, nos últimos meses, os varejistas que já utilizavam se beneficiaram da tecnologia, porque fizeram alterações na atividade da força de trabalho e nos processos para que permitissem executar remotamente o atendimento da demanda.

Mantendo a automação operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana

Com qualquer tecnologia ou software de plataforma RPA implementado em sua organização, é fundamental que você tenha um plano adequado de suporte e manutenção em vigor, para garantir que esteja sempre em perfeita atividade operacional seus robôs (bots & scripts). Se você já implementou o RPA ou está pensando em implementá-lo, você pode terceirizar o suporte e manutenção dos robôs e aqui estão os 5 principais motivos:

• Reduzir custos de suporte e manutenção;

• Aumentar a produtividade tendo seus recursos de alto valor focados em atender a organização e inovar em vez de dar suporte técnico a execução em produção;

• Permitir que sua organização dimensione os esforços rapidamente sem ter que se preocupar com suporte e manutenção;

• Ter disponível Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou SLA conforme o perfil dos robôs em produção, pois seu processo crítico de negócios será executado por todo esse período;

• Manter seus processos durante todo o ano, e até atender às pequenas mudanças de processo e temporada.

Há uma infinidade de razões pelas quais você deve considerar terceirizar seu suporte e manutenção técnica de RPA em produção com um parceiro confiável. E conforme sua organização dimensiona seus esforços em RPA, o suporte e a manutenção desses robôs poderão ajustar e demandar mais recursos em disponibilidade e/ou alocação de horas/mês. A terceirização permitirá que sua organização cresça sem ter que se preocupar em manter seus novos e atuais bots em operação.

Publicado originalmente em SicoloS

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