Ao analisar os números por trás das transformações, o relatório da McKinsey & Company destaca que é possível extrair insights e melhores práticas para as empresas aumentarem as chances de serem bem-sucedidas em seus esforços e obterem retornos muito superiores. Desde a criação da Prática de Transformações da McKinsey, há cerca de dez anos, foram mais de 40 casos analisados no Brasil. Globalmente, houve o envolvimento de mais de 120 mil líderes, implementado 250 mil iniciativas e gerando mais de US﹩ 150 bilhões em impacto recorrente e US﹩ 500 bilhões de valor aos acionistas.
" Como já observamos , o termo "transformação" pode ser vago e, muitas vezes, refere-se apenas a um conjunto de iniciativas restritas ou isoladas. O que deveria definir uma transformação é, na verdade, justamente o oposto: um programa intenso, holístico e bem gerenciado, abrangendo a organização inteira, para melhorar tanto o desempenho como a saúde organizacional.", explica o sócio da McKinsey e líder da prática de Transformações da McKinsey na América Latina, Fábio Stul.
Recentemente, a consultoria decidiu investigar os dados dessas transformações e utilizar metodologias de advanced analytics para obter insights mais granulares sobre o que poderia fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso de uma transformação. Mais ainda, foram identificados quais foram as características daquelas que se destacaram e ficaram no primeiro quartil. Chamada de "Transformática", a análise mediu o resultado das centenas de transformações e alguns fatores-chaves de sucesso.
O estudo destacou cinco insights que mostraram uma correlação estatisticamente significativa com a criação de valor superior ao longo de um período entre 18 e 24 meses. Tomados em conjunto, esses insights sugerem potenciais lições para executivos seniores que desejem aumentar a probabilidade de uma transformação bem-sucedida.
1. Pense grande
"Na nossa experiência, é comum os executivos, conscientemente ou não, estabelecerem metas que não refletem o potencial total da empresa. Primeiro porque é difícil que as empresas tenham as melhores práticas em tudo que fazem. Segundo porque nossa cultura empresarial muitas vezes acaba incentivando o famoso "prometer menos para entregar mais"", comenta Fábio. Na pesquisa, foram observadas que transformações bem-sucedidas geralmente começam com um processo independente de due diligence que visa alicerçar o potencial de grandes melhorias na empresa com evidências objetivas e mensuráveis - Quando a diligência é realizada de forma independente, ela aponta, em média, um potencial total 2,7x superior às estimativas iniciais da diretoria, podendo chegar a 3-4x em alguns casos.
Segundo as análises e depoimentos de CEOs que lideraram algumas das transformações de maior sucesso na América Latina, empresas que definem suas metas de transformação de forma mais aspiracional, em linha com o potencial identificado na diligência, tendem a gerar retornos aos acionistas bem acima da média, e ainda conseguem capturar cerca de 85-100% do potencial total em até 24 meses.
2. Defina um escopo abrangente
A pesquisa sugere que empresas bem-sucedidas geralmente optam por uma transformação completa de toda a organização, em vez de a restringirem apenas a algumas unidades de negócio ou funções. Quanto mais abrangente o escopo, maior a probabilidade de todas as funções criarem oportunidades de geração de valor. Empresas de performance superior estão simultaneamente atentas a receitas e custos. Os dados mostram que, na média, 55% do valor das transformações na América Latina foi gerado por iniciativas de crescimento.
3. Mobilize e empodere grande parte da organização
Outro aspecto importante para conduzir as iniciativas de transformação é o número de pessoas envolvidas. Organizações que alcançaram desempenho no quartil superior mobilizaram parte substancial de sua força de trabalho. Os números mostraram que, na média, 54% das transformações envolveram diretamente mais de 250 colaboradores na execução das iniciativas, sendo que cada colaborador foi responsável por, em média, 2 iniciativas ao longo da transformação. Constatou-se também que nas transformações de maior sucesso, a lógica do 80/20 nem sempre funciona. A análise estatística mostra o oposto - nas transformações de maior sucesso, 50% do valor veio de iniciativas menores (que definimos como aquelas tendo valor inferior a 0,5% do valor total da transformação) - ou seja, os pequenos ganhos motivam e envolvem as tropas e são relevantes para o valor final alcançado.
4. Avance depressa e renove com frequência
Os estudos sugerem que empresas com transformações do quartil superior avançam rapidamente e estão sempre se renovando. Em uma transformação bem-sucedida, a empresa costuma acelerar imediatamente e, em poucos meses, transforma o esforço inicial de geração de ideias em um plano viável e rigoroso. A execução segue em um ritmo igualmente intenso. Porém, cada transformação é diferente; algumas levarão mais tempo (por exemplo, mudanças significativas no portfólio ou grandes mudanças no modelo de negócio). Em média, as transformações bem-sucedidas tendem a implementar iniciativas que efetivam 57% nos primeiros seis meses e 74% do valor total da transformação nos primeiros 12 meses.
"Quando uma empresa consegue obter "ganhos rápidos" - p.ex., utilização mais eficiente do capital de giro e melhor gerenciamento de gastos discricionários - logo no início do processo, ela tem condições de usar essas economias para financiar ambições de prazo mais longo, como desenvolvimentos de novos canais e digitalização de alguns processos-chave", reforça o sócio da McKinsey.
Os números mostram que de 100% do valor entregue na média das transformações, apenas 55% veio das iniciativas que foram criadas no primeiro ciclo de planejamento. Outro dado é que a maioria das transformações analisadas conseguiram obter retorno satisfatório em um período entre 6 e 12 meses. "Isso reforça a necessidade de não esperar ou procrastinar o início da transformação, a fim de não perder oportunidades que poderiam ser capturadas no curto prazo", comenta.
5. Promova a saúde organizacional e mudanças culturais
Um erro comum cometido por algumas empresas é negligenciar a saúde organizacional e a cultura, e não promover ajustes nas mentalidades e comportamentos limitantes para sustentar a melhoria do desempenho. Por mais de 15 anos, nosso Índice de Saúde Organizacional (OHI, na sigla em inglês) tem monitorado a saúde de mais de mil empresas em uma centena de países, agregando as perspectivas de milhões de colaboradores sobre práticas de gestão ao longo de dimensões como execução, liderança, responsabilização e inovação. Os resultados permitem que uma empresa veja como ela se compara com outras do mesmo setor ou geografia no nosso banco de dados. Consistentemente, empresas com um índice elevado de OHI têm desempenho financeiro superior ao de seus pares.