Pesquisa sobre mobilidade mostra como será o Escritório do Futuro

Até 2020, as empresas devem reduzir o espaço do escritório em quase um quinto (17%), de acordo com um novo estudo da Citrix. O ambiente de trabalho do futuro deve oferecer apenas sete mesas para cada dez funcionários, sendo que cada pessoa terá acesso à rede corporativa de TI através de uma média de seis dispositivos diferentes. A previsão para 2020 é de seis mesas para cada dez funcionários em Singapura, Holanda, Estados Unidos e Reino Unido.

Quase todas as empresas afirmam que pretendem reformular o espaço do escritório para ser mais atraente. O ambiente de trabalho do futuro deve alimentar a criatividade, ser inspirador e incentivar a colaboração, permitindo o trabalho em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo (tablets, smartphones, laptops), transformando o trabalho em atividade, e não um local de confinamento.

O relatório Citrix Workplace of the Future, que entrevistou 1.900 tomadores de decisões seniores de TI, em 19 países, mostra que um terço das pessoas (29%) não devem trabalhar mais em escritórios tradicionais. Ao invés disso, os funcionários podem se instalar em diversos lugares: da própria casa (64%), nas instalações de clientes ou parceiros (50%) ou de qualquer lugar (60%), acessando aplicativos, dados e serviços corporativos de hotéis, aeroportos, cafés, quiosques e enquanto estiverem se deslocando.

A tendência de reduzir o número de funcionários baseados no escritório - que usam vários dispositivos de computação para acessar aplicativos, dados e serviços corporativos de vários locais fora do escritório tradicional – faz parte de uma tendência global chamada estilos móveis de trabalho. Em todo o mundo, um quarto das empresas (24%) já adotaram os estilos móveis de trabalho. Até meados de 2014, 83% das empresas devem abraçar o estilo móvel de trabalhar.

Share This Post

Post Comment